sexta-feira, 26 de julho de 2019

CENTRO EXPERIMENTAL FLORESTA ATIVA

33 mil mudas são produzidas no Cefa para distribuição na Resex, Flona e Lago Grande. Nos primeiros sete meses de 2019 a produção de vinte e oito espécies atingiu o recorde anual no Centro Experimental Floresta Ativa em Santarém.
Reflorestar promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades e a geração de renda para populações tradicionais é a missão do Programa Floresta Ativa. Em balanço das atividades do semestre no viveiro, foram contabilizadas 33 mil mudas produzidas no Centro Experimental que serão entregues no início de 2020: “a nossa previsão de distribuição será na segunda quinzena do mês de janeiro até a primeira quinzena do mês de fevereiro que é exatamente o período das chuvas na região” – explicou o responsável pelo viveiro e engenheiro florestal Steve Mcqueen.
As mudas de espécies florestais e frutíferas totalizam vinte e oito espécies como andiroba, urucum, jenipapo, graviola, cumaru, itaúba, cupuaçu, angelim, ipê amarelo, mogno, bacaba, açaí, pupunha, patauá e pau rosa. Além das comunidades da Resex, a distribuição está sendo ampliada para as comunidades do PAE Lago Grande e Floresta Nacional do Tapajós. Ao todo, 163 pessoas estão cadastradas para receber as mudas.