quarta-feira, 31 de julho de 2019

Estelionatária é presa em agência bancária de Santarém utilizando documentação falsa para sacar recursos do PIS

No início da tarde desta terça-feira(30), uma mulher foi presa pela Polícia Federal, na agência da Caixa Econômica Federal, localizada na esquina da travessa 2 de Junho com avenida Borges Leal, em Santarém.
De acordo com a PF, a prisão aconteceu após os funcionários do banco desconfiarem da mulher que, por várias vezes, realizou saques de recursos referentes ao Programa de Integração Social (PIS), utilizando documentos de identidades diferentes.
A princípio, a Polícia Militar foi acionada, porém, como se trata de crime praticado perante uma instituição federal, o caso ficou a cargo da Polícia Federal.
Responsável pelo inquérito, o delegado da Polícia Federal Sérgio Pimenta, informou ao O Impacto, que depois de prestar depoimento, a presa foi encaminhada ao Complexo Penitenciário de Cucurunã, onde aguardará um posicionamento da Justiça. Sua identidade não foi revelada para não atrapalhar as investigações.
Ela responderá por estelionato qualificado e falsidade documental.
“São quatro documentos de identidades falsos encontrados com ela. A pessoa se apresentou desde Abril até agora e obteve aí indevidamente uma vantagem ilícita em relação aos recursos da Caixa”, disse o delegado.
Segundo Pimenta, neste momento não é possível afirmar o montante de recursos provenientes da fraude.
“Estamos calculando, são benefícios do PIS, temos que verificar quantas vítimas no total estariam abarcadas. Temos convicção de que se trata de um grupo maior. Uma organização criminosa especializada em fraudes desse tipo, produzindo documentos de identidades falsos e obtendo informações sobre os beneficiários desse programa social”, conclui.
Por Edmundo Baía Júnior
RG 15 / O Impacto