segunda-feira, 22 de julho de 2019

HRBA: UM EXEMPLO DE AVANÇO REGIONAL



O Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém do Pará, festeja o sucesso de dois procedimentos cirúrgicos inéditos na região Norte do Brasil em pacientes com cardiopatia congênita. A equipe é chefiada pelo cirurgião cardiovascular Renê Augusto Gonçalves. Bruna Silva, 19 anos, sofria de anomalia de Ebstein. É quando a válvula está em um posicionamento patológico diferente do normal, o que a impede de exercer a sua função corretamente. Foi aplicada a Técnica do Cone, em Plastia Valvar Tricúspide. A recuperação está indo muito bem, sem complicações. Caso contrário, a paciente precisaria colocar um marca-passo. 

Elias Lopes, 51, morador do interior de Belterra(PA) já havia sido submetido a duas cirurgias cardíacas, ambas em Belém, em 2001 e 2010, trocado a válvula mitral duas vezes e teria de trocar uma terceira, mas devido à gravidade, com poucas chances de suportar nova intervenção. A única opção foi a de implante valvar por catéter, que pode ser feito pela artéria femoral, pela virilha ou pelo pescoço, ou, ainda, pela ponta do coração. Tudo isso sem parar o coração ou colocá-lo na máquina. Lopes reagiu bem à cirurgia e após sete dias já estava se sentindo saudável.

O HRBA avança em transplantes renais, cirurgias cardíacas e tratamento oncológico e neurológico. É gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo SUS a mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em vinte municípios do Oeste do Pará.