quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Com medo da demissão, funcionários da Susipe em Santarém procuram ajuda na Câmara

O massacre no presídio de Altamira ainda está refletindo em todo o Estado. Para evitar que situações como aquela se repitam, o governo do Pará convocou 642 aprovados no último concurso da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). Deste total, 28 devem atuar em Santarém, de acordo com o vereador Jardel Guimarães, que informa ter sido procurado por funcionários da Susipe em Santarém temendo perderem seus empregos.
Em discurso na Câmara Municipal de Santarém (CMS), o vereador afirma ter tido uma conversa que teve com um grupo de servidores do Sistema Penal que atuam em Santarém. Eles estão no segundo ano de serviço, mas devido à convocação de novos aprovados, eles estariam sendo dispensados.
O grupo pede apoio para não serem desligados da Susipe. Segundo o parlamentar, ainda que a segurança dos presídios no Estado – e nesse caso mais especificamente o Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura – deva ser reforçada, a demissão de funcionários atuais não pode ser feita de forma precipitada.
“Pedirei o bom senso”, disse o vereador Jardel Guimarães.
Intervenção Federal                                    
Na semana passada, Agentes Prisionais Federais assumiram o comando das atividades operacionais do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura. A intervenção teve início na segunda-feira, dia 12, e têm à frente agentes federais que já atuam em Santarém.
O Centro de Recuperação vem passando por uma série de mudanças, como a demissão de funcionários mais antigos e a contratação de outro mais novos para um período de dois anos. Os novatos estão passando por um período de treinamentos.
Fonte: RG15