segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Evento em Santarém marca abertura oficial da colheita do milho do Baixo Amazonas

Fonte: PMS
No sábado (24), ocorreu na Fazenda Modelo, em Santarém a 1ª Abertura Oficial da Colheita do Milho do Baixo Amazonas. O evento contou com autoridades dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra, além de produtores e empresas. Este ano, mais de 35 mil hectares de milho foram plantados. O produto que é a segunda maior safra produzida na região metropolitana, perdendo somente para a soja, tem influência diretamente na economia das cidades, sobretudo no segundo semestre.
Este ano a cerimônia também comemorou o aumento da produção na região em relação ao ano passado. Está prevista a colheita de 3,3 toneladas por hectare, 200 quilos a mais que a colheita do ano anterior.
O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar esteve na cerimônia de abertura e destacou que o evento fortalece ainda mais o Agronegócio em Santarém, com participaçao efetiva na economia da região metropolitana. "A produção do milho safrinha nos três municipios é importante para o fortalecimento da economia na região. A produção do milho possibilita ainda toda uma cadeia pra crescimento, sobretudo para Avecultura e Suinacultura", ponderou Aguiar.
Anualmente, os produtores rurais cultivam o milho safrinha entre os meses de janeiro e abril, geralmente após a colheita da soja, que é celebrada pela classe trabalhadora no mês de março. A região oeste tem 237 produtores de milho e soja. No total, 35% da produção vão para a indústria de criação de aves e 65% são exportados.
De acordo com o Diretor de Agricultura do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), Sérgio Schwade este evento valoriza ainda mais o produtor e dá mais visibilidade ao produto que atualmente passou de segunda Safra para Safra. "Enquanto Sirsan nos sentimos felizes, pois a cada ano o produto ganha destaque aumentando sua produção. Este ano o milho passou de ser somente segunda safra para se tornar Safra. Este evento empondera a economia do municipio e contribui para geração de renda", disse.
A 1ª Abertura Oficial da Colheita do Milho do Baixo Amazonas foi uma realização do Sindicato Rural de Santarém, Fazendo Modelo e produtores da região metropolitana de Santarém, além de empresas do ramo do Agronegócio.