quinta-feira, 8 de agosto de 2019

GOVERNO NÉLIO AGUIAR - Prefeitura entrega nova escola à comunidade de Piracãoera de Baixo no Urucurituba

A comunidade de Piracãoera de Baixo, na região de Urucurituba, que fica na área de várzea recebeu da Prefeitura de Santarém mais uma escola nova, nesta terça-feira, 06. Trata-se da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São José, construída em madeira com cinco salas de aula, secretaria, cozinha, depósito de merenda, refeitório, sala multifuncional, espaço de circulação e um conjunto com quatro banheiros.
A escola vai atender 140 alunos e conta com 15 servidores, entre professores, pedagogos, secretário, técnico e demais colaboradores.
Para o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, a obra entregue à comunidade escolar de Urucurituba está de acordo com o padrão exigido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), própria à prática de uma educação de qualidade. Nélio lembrou que visitou a comunidade em 2017 e constatou a dificuldade provocada pelo fenômeno das "terras caídas", que colocava em risco a estrutura do prédio antigo. Naquela ocasião o prefeito decidiu pela construção de uma escola nova.
Para o gestor, o investimento na estrutura da rede municipal de ensino também significa a valorização dos profissionais da educação, alunos e a comunidade escolar oferecendo um espaço digno ao exercício da educação. "Vamos continuar firmes trabalhando com a nossa secretária de educação Mara Belo, Câmara Municipal e a comunidade a fim de proporcionar a mesma alegria a outras comunidades que também estão necessitando da revitalização e da construção de novas escolas", disso o prefeito.
A secretária de Educação de Santarém, Mara Belo, destacou que o que move a gestão municipal é levar educação pública de qualidade, a começar pela organização de espaços adequados em busca de melhorar cada dia mais a educação no município de Santarém. "A orientação do nosso gestor Nélio Aguiar é dar o mesmo tratamento destinado à zona urbana aos alunos que estudam na área rural do município", destacou.
Ela ressaltou que o prédio é de qualidade, mobiliado e com estrutura para que a escola desenvolva as atividades em benefício da aprendizagem do aluno e também vai servir à comunidade. A secretária de educação disse ainda que além das carteiras novas, livros, quadro de servidores qualificados, biblioteca, a comunidade também recebeu a alimentação escolar dos alunos dentro do prazo, para que iniciem o segundo semestre motivamos a estudar e obter bons resultados nos exames internos e externos, a exemplo da prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que será realizada este ano.
O vereador Jandeílson Pereira (PSDB), representante da Câmara Municipal de Santarém, que atua politicamente na região do Urucurituba destacou a grande satisfação dele e da comunidade ao receberem uma das escolas mais bonitas da várzea. Segundo o vereador, a obra contou com a participação da Câmara Municipal, Prefeitura, Secretaria de Educação e a comunidade que teve um papel muito importante. Na ocasião, Jandeilson esclareceu que o papel do vereador é apresentar as demandas reclamadas pela comunidade, mas depende da prefeitura para executar os projetos de acordo com os recursos disponíveis. "Eu faço esse esclarecimento porque tem muita gente que imagina que o vereador tem poderes e recursos para executar as obras, mas não. A função de construir, executar obras é do poder executivo, no caso a Prefeitura de Santarém", concluiu.
O presidente da Associação de Moradores, Pescadores e Produtores Rurais de Piracãoera de Baixo, Raimundo Calos Dourado do Livramento disse que os comunitários ficaram bastante orgulhosos pela realização da obra. Segundo ele a escola nova foi resultado de muita luta tanto da comunidade quanto do poder público, principalmente, pelo momento em que o país atravessa acentuada crise econômica. "A gente fica muito feliz pela atitude do prefeito Nélio Aguiar, pela decisão de construir um prédio novo para atender as demandas de educação da nossa comunidade escolar. A comunidade por sua vez entendeu o esforço do prefeito e da secretária Mara Belo e ajudou por meio de mutirões que chegou a reunir entre 50 e 60 comunitários trabalhando", ressaltou.
No decorrer da solenidade a coordenadora da Divisão de Atendimento ao Educando (DAE), Vanda Maia e o presidente da comunidade Raimundo Livramento entregaram à Secretária de Educação Mara Belo, o diagnóstico da comunidade ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com as inscrições de 47 produtores da Agricultura Familiar. Essa ação faz parte da mobilização que a Semed está promovendo a fim de motivar os pequenos agricultores produzirem com melhor qualidade, para vender os produtos à Alimentação dos Alunos, a partir de 2020.
A programação de inauguração da Escola São José encerrou com apresentações culturais, com a participação dos ex-alunos Joselena Batista Silva, fazendo a leitura da poesia autoral, intitulada "Canção de amor à minha terra" e Onésimo Batista Silva, que também leu outra poesia, denominado "Poema de agradecimento" e finalmente, houve apresentação de uma quadrilha junina, formada por alunos da escola e moradores da comunidade.
Autoridades e convidados
PREFEITURA – Chefe de Gabinete Erasmo Maia, Eliene Amaral e Valquíria Coelho, Toninho Matos e Rai Pereira (Ceremonialista).
CÂMARA MUNICIPAL - representada pelos vereadores: Jandeilson Pereira (PSDB), Maria José Maia (DEM), Ronan Liberal Jr. (MDB) e Tadeu Cunha (DEM).
SEMED – coordenadora da Assessoria de Rios, professora Gedalbe Pereira, Ana Marília, Raquel Maciel, Iriane Pereira, Ivone Maciel e professora Claíde Marques.
COMUNIDADE – Gestora da escola São José, professora Jaciane Ferreira Pereira; coordenador do Conselho Escolar, Joaquim Oliveira de Andrade e cerca de 400 moradores, entre crianças, jovens e adultos de Piracãoera e das comunidades vizinhas que estiveram prestigiando a inauguração da escola São José.
Ednaldo Rodrigues Agência Santarém