segunda-feira, 19 de agosto de 2019

PM prepara 1º Desafio Guerreiro de Aço e realiza ações para ampliar aproximação com sociedade

A Polícia Militar de Santarém começou os preparativos para o aniversário de 202 anos da instituição no Pará . Para comemorar a importante data, a PM realizará no mês de outubro, mais precisamente no dia 1º, o 1º Desafio Guerreiro de Aço, sendo que o período de inscrições começa no início da próxima semana. Militares, agentes da segurança pública e toda comunidade podem participar do evento – que é apoiado pelo Jornal O Impacto. No entanto, de acordo com o Tenente-Coronel e Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Tarcísio Costa, o evento deste ano terá algumas novidades que já estão sendo bem aceitas pela população. “Essa é uma estratégia que vamos fazer, o Desafio, onde as pessoas farão uma corrida com transposição de obstáculos que se assemelham a situações de treinamento militar”, comenta o Tenente-Coronel. O “Desafio” está marcado para o início do mês de outubro. As inscrições poderão ser realizadas na Loja Lupo no Paraíso Shopping Center, localizado na Avenida Mendonça Furtado. De acordo com o Tenente-Coronel, o evento é mais uma das várias estratégias da Polícia Militar de integração com a sociedade santarena. Além do desafio em si, a instituição já realiza outros projetos abertos aos santarenos, principalmente os voltados para as crianças e adolescentes.
“Essa é mais uma das estratégias para aproximarmos a comunidade da Polícia, trazendo ela para verificar o que nós fazemos e poder verificar que não é apenas o combate à criminalidade. Temos diversos projetos sociais, mais de 800 garotos praticando futebol, vôlei e jiu-jítsu”, ressalta Cel. Tarcísio Costa.

INTEGRAÇÃO COM A SOCIEDADE SANTARENA: A missão da Polícia não se restringe a prestar segurança. Há a preocupação em fazer com que as pessoas se sintam seguras. É muito mais interessante, viável e satisfatório evitar que um crime aconteça do que tentar corrigir ou reprimir a consequência. O sucesso na segurança pública depende da parceria entre o Estado e o cidadão. De acordo com o Tenente Coronel, a Polícia Militar age de forma a conhecer os problemas de insegurança e promover estratégias de se aproximar da comunidade. “É uma preocupação do nosso batalhão, uma política do CPR-1, essa proximidade com a população, é um pilar do nosso trabalho. Temos de entender o que está acontecendo com a sociedade, ouvi-la, para trabalhar em cima dessas demandas. Não ficar no gabinete, colocar as viaturas na rua e achar que está fazendo segurança pública. Temos de ouvir a população, verificar em dados onde estão ocorrendo os problemas, mapear essas áreas e trabalhar aí. Fizemos isso recentemente e estamos trabalhando nisso, assim podendo reduzir os índices de criminalidade, como roubos, homicídios e latrocínios”, relata.
OUTROS ASSUNTOS: Na entrevista concedida ao Jornal O Impacto, o Tenente-Coronel afirma que os números mostram que Santarém é uma cidade pacífica, principalmente em comparação a cidades do mesmo porte – levando em conta principalmente no número de homicídios. Segundo ele, o grande erro está em comparar a Pérola do Tapajós a municípios que vivem outras realidades, como as capitais do Pará e Amazonas. “É muito importante nós falarmos sobre isso, sempre costumo falar que é importante comparar cidades que são parecidas. Não adianta querer comparar Santarém com Belém ou com Manaus, temos de pegar a nossa realidade – que é o Estado do Pará – e comparar com cidades do mesmo porte, como Marabá, Altamira, Ananindeua e Marituba. Todas essas cidades têm passado por problemas muito sérios, com aumento do índice de criminalidade e mortes, Altamira, por exemplo, são 133 mortes a cada 100 mil pessoas, o que é algo alarmante, sendo a segunda cidade mais violenta – em termos de Morte no Brasil. E Santarém vem, ano após ano, conseguindo manter esses índices sobre controle. Sempre digo que cada morte é uma perda muito grande, é inaceitável esse tipo de crime e continuamos trabalhando para tentar diminuir essa situação. Santarém hoje está com 29 mortes a cada 100 mil habitantes, o que dentro dessa realidade regional são números bastante aceitáveis e estamos buscando cada vez mais diminuir eles”, afirma o Tenente-Coronel.
DADOS DO PRIMEIRO SEMESTRE: Em comparação com 2018, os índices de criminalidade em Santarém têm se mantido abaixo da média das demais cidades do Pará. Em 2019, a cidade alcançou alguns importantes números, que mesmo estando já defasados, devem ser frisados: pouco mais de seis meses sem latrocínios e mais de um mês sem homicídios. Para o Tenente-Coronel, tais resultados se dão por conta ostensivo trabalho das Polícias.