quinta-feira, 26 de setembro de 2019

CARTA DE REPÚDIO CONTRA A GESTÃO DA UFOPA

Universidade do Oeste do Pará - UFOPA

Oi Colares, pedimos sua ajuda para divulgar nossa carta de repúdio ao que vem ocorrendo dentro da Ufopa. Pedimos anonimato, pois sabemos que a imprensa tem essa prerrogativa. Formamos um grupo de alunos e servidores e acompanhamos de perto tudo o que vamos narrar. Só investigar e saberá que tudo se confirma. Peça uma entrevista para falar alguns desses assuntos e verá. Agradecemos sua colaboração em repassar em frente o texto abaixo.

Caro Colares. pedimos para divulgar a nossa indignação com o que vem acontecendo na UFOPA. Primeiramente falar do absurdo dessa gestão em silenciar quando deveria falar sobre o que interessa a todos nós. Um exemplo é a morte de 4 pessoas no Corta Corda durante o transporte de madeiras doadas pelo Ibama, na sexta-feira.

As famílias sequer receberam um gesto de solidariedade. A única nota que tenta enganar a todos de que a UFOPA não contratou o serviço não explica nada. Se não contratou, porque não se manifesta de forma mais clara? Porque o reitor fez um B.O na delegacia? O que fazia lá o veículo da Ufopa? Bom a gestão saber que essas informações são e devem ser públicas e a imprensa deve pressionar pela resposta.

Mas o reitor e toda sua "equipe" estão sempre andando na contramão do politicamente correto. Se sentem inatingíveis. 

Hoje temos uma UFOPA:

* Gerida por gestores, na maioria, inexperientes

* Sem oposição, talvez por medo de retaliação, pois há casos de servidores perseguidos por unicamente terem feito parte de gestões anteriores;

* Empresas sendo contratadas sem licitação, a exemplo da lanchonete;

* Obras sendo administrada por um grupo fechado de gestores, que não abrem detalhes dos investimentos;

* Vários servidores transferidos de setor, sem explicações. Alguns ajudavam nos processos das obras, mas a opinião contrária à gestão levou à exclusão da equipe. Alguns por pedirem para observar a forma licita dos procedimentos.

* Um Conselho Superior onde muita coisa é decidida, mas maioria vota com o reitor e nunca decide de acordo com os interesses da comunidade. Não há democracia;

* Tem uma gestão surtada, dispensando força de trabalho apenas porque não votou no atual reitor e vice durante a campanha; 

* Setores totalmente ociosos por causa dessa falta de confiança; 

* Nomeação de servidor sem capacitação para cargos estratégicos;

* Não há uma luta da gestão para manutenção dos direitos dos discentes, como bolsas; 

* Não há prestação de contas (apenas uma direcionada a um público restrito e que não detalha nada);

* Sindicatos de classes apagados, sem nenhuma atuação, sem cobrança, sem luta. 

São diversos os atropelos. E o mais grave, é tão nítida a simpatia da gestão com a retirada de direitos da comunidade, que seu silêncio confirma a adesão ao programa "Future-se, do Governo Federal". A maioria das instituições já emitiram nota e a UFOPA nada. UFOPA tem uma comunicação que não cumpre seu dever de informar. 

Para encerrar, temos grande parte dos veículos de imprensa acovardados. Cobram tantas coisas desnecessárias e viram as costas para o que importa...UFOPA é um órgão público, nosso patrimônio e precisa da vigilância de todos. 

Não é porque esse reitor foi eleito (com número bem reduzido de votos), que está liberado para fazer o que quer. Vamos denunciar minha gente! Nós já estamos juntando provas para munir o Ministério Público para abrir a denúncia! 

UFOPA tem que indenizar as famílias que perderam seus entes na sexta. Chega de omissão!

Assinado: Transparência UFOPA - Formado por um grupo de alunos e servidores