terça-feira, 24 de setembro de 2019

Estudo revela que gravidez tardia aumenta chance de ter gêmeos

Em busca de uma carreira sólida e estabilidade financeira, é comum nos dias de hoje que as mulheres se decidam por ter uma gravidez tardia – após os 35 anos. Quem opta por adiar a hora de ter filho pode ter que se preparar para fazer um enxoval duplo e andar na rua com carrinho para gêmeos. De acordo com um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos, divulgado na revista Obstetrics & Gynecology, essa condição aumenta as chances de se engravidar de gêmeos de forma natural.
 Para chegarem à essa conclusão, pesquisadores da universidade americana Brown Schoolof Public Health analisaram os dados de nascimentos do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) daquele país. O estudo revelou que o nascimento de múltiplos subiu de 20 em cada 1.000 para 35 em cada 1.000, desde a década de 1980.
 A equipe notou também que no período entre 1971 e 2015, o nascimento de gêmeos quase triplicou na faixa etária dos 30 aos 40 anos: nas mulheres brancas, subiu de 16% para 42%; nas negras cresceu de 14% para 31%. Eles acreditam que isso é consequência de mudanças sociais profundas na sociedade que ocorreram no período analisado.