segunda-feira, 16 de setembro de 2019

PARABÉNS PREFEITO NÉLIO AGUIAR - Prefeitura atua de forma intensa no combate ao incêndio na região do Eixo Forte. Prefeito pediu investigação para apurar as causas.

Avanço do fogo sobre a floresta em Área de Proteção AmbientalO prefeito Nélio Aguiar esteve por todo o dia de hoje, 15, na área da região das comunidades do Eixo Forte, a 30 quilômetros do centro de Santarém, que está sendo atingida por um incêndio que iniciou na noite de ontem, 14. Ele coordenou os trabalhos das equipes de várias Secretarias que estão trabalhando incansavelmente para conter o avanço do fogo. O gestor municipal solicitou ainda aos órgãos competentes a abertura de um inquérito para apurar as causas do sinistro, haja vista que pode ter sido motivado pela ação humana.
As secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Agricultura e Pesca (Semap), Infraestrutura (Seminfra) e Defesa Civil estão no local juntamente com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, Brigadistas Civis e voluntários trabalhando para impedir que o incêndio avance. Os trabalhos estão sendo prejudicados pela noite e pelo vento forte, típico da região.
“Não estamos medindo esforços. Os trabalhos estão sendo intensos. Temos muitos homens atuando no local, uma integração de instituições e governos trabalhando, mas está sendo difícil. Conseguimos conter o avanço por um longo período, mas temos informações de que o fogo voltou a crescer nesse início de noite em outro local”, informou o prefeito.
Em um dos pontos de avanço do fogo, no ramal da Areia Branca, próximo à comunidade do Caranazal e dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Alter do Chão, os Bombeiros, Exército, Brigadistas e voluntários conseguiram impedir que o fogo passasse para o outro lado da estrada e que seguisse em direção ao Caranazal.
“Aqui foi uma vitória, pois impedimos o fogo de atravessar o ramal e seguir em direção às outras comunidades. Conseguimos conter”, informou o tenente Ferreira, do Corpo de Bombeiros.
Até o momento, o tráfego pela rodovia Everaldo Martins está normal. Os ventos fortes fizeram com que um foco de incêndio reacendesse, mas as equipes continuam no local e monitoram a situação.
O clima não ajuda. A vegetação está bastante seca e, há dias, não chove na região. “É muito triste ver a destruição da floresta e os animais fugindo do seu habitat natural. Estamos nos esforçando, mas o trabalho é difícil”, disse Vânia Portela, titular da Semma.
Prefeito articula ajuda para combater incêndio – O prefeito Nélio Aguiar está nesse momento articulando ajuda em várias esferas governamentais para combater o incêndio que atinge o município.
“O governador Helder confirmou que amanhã estará vindo de Marabá um avião Hércules com tropas do Exército para reforçar o combate ao incêndio em Santarém. Confirmou o deslocamento de um helicóptero do governo do estado para monitorar a área e ajudar no deslocamento das equipes. Ele aguarda ainda a confirmação do Segundo Comando Militar da Amazônia do envio de uma aeronave que está em Roraima, especializada no combate a esse tipo de incêndio”, informou o prefeito Nélio Aguiar. 
 Foco controlado próximo ao ramal da Areia Branca
Alailson Muniz Agência Santarém