segunda-feira, 16 de setembro de 2019

XIII Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém encerra com premiação às escolas campeãs

Em uma noite de festa, o estádio Colosso do Tapajós recebeu o público neste domingo (15) para a premiação dos vencedores do XIII Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém. Instituições de Alenquer, Itaituba e Óbidos, também, participaram da programação na sexta-feira e no sábado, consolidando o evento como maior disputa envolvendo as instituições de ensino do Oeste do Pará.
A programação começou com a participação da banda da Escola Estadual Onésima Pereira de Barros, que não participou da disputa mas deu um espetáculo à parte na noite de premiação. A banda marcial Dom Lino Vombommel, da Escola Diocesana São Francisco também teve participação especial, executando clássicos da música católica e canções populares. A coreografia do grupo campeão da competição em 2009 também mexeu com o público.
Iniciando a premiação, a banda da Escola Municipal Princesa Izabel, apresentou-se para receber o troféu de terceira colocada na categoria Banda de Percussão.
No segundo lugar, a Escola Municipal Maria Amália Queiroz de Souza também conquistou o prêmio. A instituição, também, foi vencedora, nesta categoria, com o Mór Destaque, com Elton Pereira Barbosa.
As duas instituições fazem parte do projeto de musicalização da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A primeira colocada na categoria Banda de Percussão, a Escola Municipal Guilherme Lopes de Barros, de Óbidos, não se apresentou porque precisou retornar para sua cidade, ficando apenas um representante para receber a premiação.
Também não se apresentaram os vencedores na categoria Fanfarra Simples: Escola São Francisco (Óbidos), Lírios dos Vales (Comunidade de Uruari-Lago Grande) e Vila Nova (Comunidade de Vila Nova- Lago Grande), primeira, segunda e terceira colocadas, respectivamente, porque também precisaram retornar antes da noite das campeãs.
Nesta modalidade, o Mór Destaque foi Patrick Siqueira, da escola obidense São Francisco.
Na categoria Banda Musical, a Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida, também do projeto de musicalização da SEMED, se apresentou pela conquista da terceira colocação, e destacou a cultura e os ritmos nordestinos.
A segunda colocada nesta categoria, a Escola Estadual Frei Ambrósio, embalou o público no estádio Colosso do Tapajós com ritmos amazônicos.
As apresentações encerraram com a campeã na categoria Banda de Música, a Escola Municipal Deputado Ubaldo Campos Corrêa, com uma mistura de ritmos. Rick Santos de Sousa, da Escola Professora Adélia Figueira (Oriximiná) foi o Mór Destaque nessa categoria.
Além da premiação em troféu, foram distribuídos R$ 50 mil em instrumentos musicais entre os três primeiros colocados em cada categoria.
Com informações de Ronei Oliveira
Samuel Alvarenga Agência Santarém