segunda-feira, 9 de setembro de 2019

São Félix do Xingu e Altamira estão no top 10 das cidades com maior número de queimadas no início de setembro

Segundo o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), São Félix do Xingu e Altamira estão entre as 10 cidades da Amazônia com maior número de queimadas na região amazônica no início de setembro. Os dados afirmam que São Félix teve nesta primeira semana de setembro com 128 focos de incêndio.
Em segundo lugar está o município de Lábrea, no Amazonas (com 122 focos), enquanto Feijó, no Acre, aparece em terceiro (com 115 focos). Altamira aparece em sétimo lugar, com 92 focos de incêndio neste mesmo período de setembro.
O sistema do Inpe usa como referência imagens produzidas pelo satélite Aqua, que pertence à agência espacial dos Estados Unidos (Nasa). O dia com mais focos nesta semana foi a segunda-feira (2), quando São Félix teve 79 focos de queimadas.
Segundo o Inpe, São Félix está na lista de municípios “ficha suja” junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), ou municípios que estão entre os maiores desmatadores da Amazônia.
O mês de agosto deste ano terminou com o maior número de focos desde 2010 e registrou índice 19% acima da média dos últimos 21 anos. As queimadas no bioma Amazônia aumentaram 196% em agosto, chegando a 30.901 focos ativos, ante 10.421 no mesmo mês do ano passado.
Fonte: Inp