sexta-feira, 20 de setembro de 2019

SMT monta planejamento para atender população no Çairé 2019

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) está com o planejamento de trabalho definido com relação à fiscalização de trânsito, interdições e operação dos transportes coletivos durante o Çairé 2019. No total, 45 veículos serão utilizados durante os dias de festa no deslocamento dos usuários para a vila balneária de Alter do Chão.
Atualmente, o distrito é atendido com 5 veículos que fazem viagens com frequência de 28 minutos com início de operação às 5h. A partir desta sexta-feira (20), a frota será ajustada para 6 veículos com uma frequência de 17 minutos com itinerário normal, ficando disponível até uma hora e meia após o encerramento da programação. De sexta para sábado a partir de 18h30 haverá ainda 12 veículos, podendo chegar a 15 dependendo da demanda e que circularão até sábado pela manhã.
Já no sábado (21), a partir das 16h os coletivos serão colocados em operação conforme a demanda de usuários, até que se complete a frota disponível. Ficando em operação por 24 horas.
Em Santarém, o local de embarque para os passageiros será a Praça Tiradentes, onde terão fiscais de transporte monitorando até que se complete a lotação permitida para que o coletivo possa iniciar a viagem. Já na vila balneária o embarque e desembarque se dará no terminal de passageiros onde também terão fiscais de transporte monitorando a operação.
“É importante ressaltar que no sábado serão disponibilizados 6 veiculos que circulam na linha regular e que farão sua operação normal, no domingo dois veiculos ficarão em horário normal também fazendo a rota. Os demais transportes coletivos que estarão identificados para atender ao Çairé farão um trajeto diferenciado para que a viagem se torne mais curta e assim diminua o tempo de espera, tanto em Santarém, como na vila balneária, pois o nosso objetivo é garantir o ir e vir dos usuários a festa do Çairé sem transtornos e com menos tempo de espera”, explicou o secretário de mobilidade e trânsito Paulo Jesus.
Os 45 coletivos destinados a esta operação farão a seguinte rota: no retorno a Santarém após a Avenida Cuiabá, os coletivos seguirão pela Avenida São Sebastião até fazer a conversão para a esquerda na travessa Barjonas de Miranda seguindo direto para a Praça Tiradentes. Após a saída da Praça, os transportes seguiram pela Avenida Tapajós e posteriormente direto para o terminal de passageiros na Vila Balneária.
Todos os transportes coletivos que estarão compondo a frota estão com as vistorias atualizadas e devidamente licenciados para a operação. Os veiculos credenciados pela secretaria estarão devidamente identificados na parte frontal do veiculo.
Fiscalização de trânsito:
Com relação a fiscalização de trânsito durante os dias de Çairé, 25 agentes de trânsito e fiscais de transporte estarão dando total apoio ao trânsito e orientando de acordo com o fluxo de veículos, tanto na Vila balneária como na barreira de fiscalização e blitz educativa. Para o deslocamento no distrito, os agentes utilizarão a viatura fiscalização e duas motos para fazer o patrulhamento.
Interdições:
Em Alter do Chão, a equipe de engenharia também preparou interdições, dando maior segurança à população que irá prestigiar o evento, tanto nas proximidades da Praça do Çairé quanto próximo à Praça 7 de Setembro. (Segue mapa das interdições). O distrito recebi serviços de pintura e revitalização viária horizontal e vertical dando maior segurança a quem for trafegar pelo distrito.
Marina Bandeira Agência Santarém