quinta-feira, 31 de outubro de 2019

21º Festival do Açaí movimentará renda de Santa Luzia neste fim de semana

Açaí da comunidade é de alto padrão higiênico. Foto: Mauro Nayan. A comunidade de Santa Luzia no Eixo Forte, realizará no sábado (2) e no domingo (3), o 21º Festival do Açaí. A festa faz parte do calendário cultural de Santarém e deverá reunir cerca de 5 mil pessoas nos dois dias de evento. O Festival é organizado pela Associação de Moradores da Comunidade Santa Luzia do Eixo Forte (AMSLEF) com apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), por meio da empresa contratada Consulte e as Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Cultura (Semc), Turismo (Semtur), além da iniciativa privada.
O evento vai reunir uma programação social e cultural e tem por objetivo comemorar a produção anual do produto, que é destaque em Santarém e na região. O festival atrai visitantes da área urbana do município, além de cidades vizinhas e turistas. O litro do açaí será no valor de R$ 15,00.
No festival será oferecido o fruto natural e diversos pratos, vinhos, pudim, licor, doces, bolos e salgados tendo o açaí como matéria prima, além de outras gastronomias sendo, galinha caipira e pato no tucupi. A programação contará ainda com shows culturais e sociais, como: Serestão do Tadeu Pinho, Banda Sabor Açaí, Cézar Brasil, Banda Free lance e Carlos Couto.
Atualmente a comunidade Santa Luzia possui uma micro indústria de açaí. Vale ressaltar que o mesmo é confiável e considerado de alto padrão de qualidade higiênica, o que valoriza ainda mais o produto. É produzido por meio de máquinas sem o contato manual dos comunitários.
Açaí
O Açaí é típico da culinária paraense e é rico em proteínas, fibras, lipídios e vitaminas C, B1 e B2. Conhecido também por ser o segundo maior antioxidante existente e que possui boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
Como chegar
A Comunidade Santa Luzia fica no km 13 às margens da rodovia Everaldo Martins (PA-467), região do Eixo Forte. No pequeno vilarejo vivem cerca de 28 famílias.
Programação
02/11 (sábado)
19h30 – Abertura oficial com pronunciamento das autoridades presentes e Leitura do histórico da comunidade;
20h – Apresentação da Banda do 8º BEC;
21h – Apresentação de Zumba, Carímbó do Cucurunã e desfile da Rainha 2019;
21h30 – Seresta com música ao Vivo (Tadeu Santarém)
03/11 (domingo)
9h – Música ambiente e venda de diversas iguarias regionais;
12h – Música ao vivo e venda de almoço (Galinha Caipira);
12h30 – Música ao vivo (Banda sabor Açaí e Cesar Brasil);
16h – Bingão do Festival do Açaí;
17h – Festa do açaí com atrações regionais (Banda Free lance e Carlos Couto);
20h – Encerramento;
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Luan Rodrigues Agência Santarém