segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Comunidade Santarém Miri recebe curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

A manhã de sexta-feira (4) foi de grande festa na comunidade Santarém Miri em Santarém do Pará, com o encerramento do curso de "Manipulação de Alimentos" que iniciou na última segunda (30). O Curso foi promovido pela Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias Municipais de Turismo (Semtur), Agricultura e Pesca (Semap), Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo foi qualificar os comunitários que trabalharão durante o IV Festival do Acari a ser realizado no dia 9 de novembro.
Bruno Costa destacou a importância da capacitação e as parcerias.Durante a atividade, que contou com aulas teóricas e práticas, os agricultores foram orientados quanto à aplicação dos cuidados necessários na manipulação de alimentos em todas as etapas da preparação, além do conhecimento relacionado à higiene pessoal e de ambientes, manipulação, armazenamento de matérias primas e de alimentos preparados, controles no preparo, distribuição e exposição de alimentos, prevenindo assim, possíveis doenças e intoxicações alimentares e atendendo aos padrões de qualidade preconizados na legislação vigente.
De acordo com o facilitador do curso, Joilson Dutra, o curso foi importante para os moradores pois aprimora as técnicas para o preparo dos alimentos e aumenta a qualidade dos serviços principalmente no Festival. “Faço uma avaliação altamente proveitosa. O curso foi importante para os moradores principalmente pelo fato de terem o festival gastronômico em sua comunidade. A conscientização das pessoas sobre a importância da higienização, preparo, armazenamento, transporte e exposição das refeições oferecidas por eles, ao consumidor foi recebida com sucesso“, explicou.
Secretários Diego Pinho e Bruno Costa.Segundo o secretário de Turismo, Diego Pinho, a Prefeitura tem o compromisso de levar às pessoas as condições necessárias para trabalhar e viver bem. E, que novos cursos serão realizados em novas comunidades sempre buscando desenvolver ações de Formação Profissional Rural. "É uma alegria poder realizar mais um curso em parceria com o Senar e Semap. Com muita responsabilidade trouxemos o curso que vem somar com o trabalho que os agricultores desenvolvem durante o Festival do Acari, que é realizado na comunidade. Continuaremos apoiando as atividades de Promoção Social voltadas para o "homem do campo", contribuindo para sua qualificação, integração na sociedade, qualidade de vida e cidadania”, disse Pinho.
O curso contou com uma carga horária de 40 horas e foi disponibilizado certificados aos participantes. A Agricultora Maria Tarciane da Silva, de 29 anos , disse que o curso ajudará a melhorar ainda mais a preocupação com o manuseio dos alimentos. "O curso trouxe muitas dicas de como melhorar ainda mais nossa prática quanto a manipulação de alimentos e trabalharmos essa manipulação com os nossos produtos, principalmente no festival", explicou Maria.
O secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa esteve no encerramento do Curso. Para ele, a integração entre poder publico e parceiros é fundamental neste tipo de processo, com investimento em saúde pública. “Enquanto municipio ficamos felizes em levar qualidade de vida para os moradores das comunidades da zona rural. Reunimos produtores de Santarém Miri em parceria com a Semtur juntamente com o Senar, conseguimos realizar este curso. Isto mostra que nosso trabalho está crescendo e queremos cada vez mais expandir estes conhecimentos à outras comunidades que também precisam desse tipo de apoio”, contou Costa.
Luan Rodrigues Agência Santarém