segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Irurama recebe com festa ampliação do sistema de abastecimento de água da comunidade

Mais uma comunidade foi contemplada com microssistema de abastecimento de água Potável. Na tarde de sexta-feira(4), a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizou a solenidade de entrega de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Comunidade Irurama, Região do Eixo Forte.
A obra no valor de R$ 218.733,67 (Duzentos e dezoito mil, setecentos e trinta e três reais e sessenta e sete centavos) irá beneficiar 200 famílias e aproximadamente 700 pessoas e foi construída por meio de recursos  do tesouro municipal. O empreendimento contempla a perfuração do poço com 120 metros de profundidade e dois reservatórios de 20.000  litros (40.000 litros).
Participaram da inauguração, o prefeito Nélio Aguiar, o vice-prefeito José Maria Tapajós, o titular da Semap Bruno Costa, além de vereadores da Câmara de Santarém, colaboradores, moradores da comunidade, além de representantes da empresa que executou o serviço.
O governo Municipal não tem economizado esforços para atender às  demandas de Saneamento Básico nas comunidades rurais e ribeirinhas do município. O prefeito de Santarém Nélio Aguiar em seu pronunciamento destacou o empenho de sua gestão em governar para todos. Disse ainda que se faz necessário investir em políticas públicas voltadas para os moradores das comunidades rurais. “Nós temos o compromisso de governar pra todos, seja para o morador da zona urbana quanto para o da zona rural. É importante destacar que a implantação de microssistema de água nas comunidades é prioridade de nossa gestão. Uma prova é que na semana passada entregamos um empreendimento aos moradores do Tabocal. Continuaremos investindo em saneamento básico através de um gestão compromissada com a população”, disse Aguiar.
A comunidade Irurama já possuía um microssistema de abastecimento de água, porém era antigo e não atendia a necessidade de seus moradores. O poço perfurado na década de 90 contemplava apenas 80 metros de profundidade com um sistema de reservação de apenas 10.000 litros, quantidade insuficiente para levar água à totalidade dos moradores.
A iniciativa da Prefeitura de Santarém foi bastante reconhecida pelos moradores que atestam a resolução definitiva do problema que já se arrastava há anos sem solução. Emocionado, o Presidente da Comunidade Jorge Henrique agradeceu o empenho do Governo Municipal por atender a reivindicação da comunidade. “Era um sonho antigo de nossos moradores. Fico feliz pelo empreendimento que para nós é uma conquista muito grande”, destacou.
Em sua fala, o titular da Semap, Bruno Costa, relatou que esse projeto era uma reivindicação antiga dos moradores da localidade que foi atendida através do compromisso da gestão municipal. "Enquanto município nos sentimos felizes em dar continuidade aos projetos que é levar abastecimento de água para as comunidades mais distantes através da implantação de microssistemas. Isso é fruto de compromisso de nossa gestão através de nosso prefeito Nélio Aguiar e Vice José Maria Tapajós", disse Costa.
Luan Rodrigues Agência Santarém