terça-feira, 1 de outubro de 2019

Empossados novos coordenadores e diretores da rede municipal de ensino

Posse dos novos coordenadores e diretores da rede municipal de ensino cumpre os requisitos da gestão democrática nas escolas. Foto-Mauro Nayan
Os cinco coordenadores de Umeis e Cemeis e duas diretoras de escolas da região de Rios foram empossados oficialmente, na tarde desta segunda-feira (30), para darem continuidade ao trabalho à frente da gestão de cada educandário para os quais foram eleitos.
A cerimônia de posse foi a concretização do pleito eleitoral realizado em obediência à Lei Municipal nº: 17.866/2004, que disciplina a Gestão Democrática no âmbito das Escolas Municipais. O processo eleitoral, que resultou na posse desta segunda-feira, aconteceu no dia 22 de agosto de 2019, para a escolha de coordenadores de Unidades de Educação Infantil e diretores de escolas, por meio de eleição direta.
“Esse momento significa o cumprimento do que diz a legislação, do que diz a Constituição e a LDB, que é o respeito à gestão democrática. Inicialmente, esse grupo de sete pessoas havia adentrado ao serviço público através de indicação quando se entregava alguma unidade de educação infantil, centro de educação infantil  e também de algumas escolas que saíram de anexo para o pólo. Então, agora, realizamos o processo de eleição para esses sete locais, e hoje estamos empossando os novos eleitos, legitimados pela comunidade, escolhidos pela comunidade, para que possam cumprir a gestão educacional e escolar dentro de cada unidade de educação infantil e escola”, explicou a secretária de Educação, Mara Belo.
Secretária de Educação Mara Belo: "realizamos o processo de eleição e hoje estamos empossando os novos eleitos, legitimados pela comunidade". Foto-Mauro Nayan
O coordenador do Centro Municipal de Educação Infantil São Cristóvão, Fábio Matos, reforçou a importância de ter a comunidade na gestão escolar.
“É uma satisfação enorme estar oficializando um trabalho que já estamos desenvolvendo no Centro, desde que ele foi entregue à sociedade. Mas, além disso, temos também um retorno positivo da comunidade em relação ao trabalho que estamos desenvolvendo com nossas crianças, e isso foi confirmado na eleição”, afirmou o coordenador.
A diretora da Escola Bom Jardim, da comunidade Bacabal na região do Lago Grande, professora Elivana Guimarães, também reforçou a parceria da escola e da comunidade na construção da educação.
“Sensação boa, estando no cargo dentro da lei e com o apoio da comunidade. Nosso trabalho não é fácil, ser gestora de uma escola é um desafio diário e é extremamente necessário ter o apoio da equipe escolar, da comunidade e dos alunos, claro. Então, ter uma comunidade participativa dentro da escola eleva ainda mais nosso desenvolvimento e melhora muito a relação da gestão com nossas crianças”, afirmou Elivana.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, fez questão de reforçar a importância desse momento e parabenizar os gestores empossados.
“Nós temos pessoas comprometidas, pessoas que estão aqui para fazer uma educação de qualidade, e vocês são peças fundamentais para esse resultado. Que tenhamos responsabilidade e compromisso com a educação do nosso município.  Tenho certeza que temos gestores que estarão dando o melhor de si a cada dia em seu educandário. Parabéns e vamos à luta!”, destacou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
Prefeito Nélio Aguiar destacou que todos os empossados são peças fundamentais para contribuir para uma educação de qualidade. Foto-Mauro Nayan
Confira os empossados desta segunda-feira (30):
1. Coordenador do Cemei São Cristóvão, professor Fábio Farias de Matos;
2.  Coordenadora da Umei Maicá, professora Marta Martins Silva;
3. Coordenadora do Cemei professor Ruinaldo Corrêa,  professora Auliete Rêgo Sousa;
4. Coordenadora da Umei Salvação, professora Milena Almeida Rocha;
5. Coordenadora da Umei São José, professora Jack Cicleia Siebra de Sousa.
6. Diretora da Escola Bom Jardim, da comunidade Bacabal, no Lago Grande, professora Elivana Guimarães Batista.
7. Diretora da Escola Nossa Senhora da Saúde, da comunidade de Igarapé da Praia,  professora Maria Shirlei Sousa da Silva.



Keliane Tomé Agência Santarém