terça-feira, 29 de outubro de 2019

Fest Alter encerra com público de aproximadamente 30 mil pessoas

O filme  “Raízes-Um Piano na Amazônia” vence como o melhor curta metragem nacional

Entrega do Troféu Muiraquitã a diretora artística do filme Raízes, Tatiana Cobbett pelo Deputado Federal Airton Faleiro. Foto-Fest Alter.A primeira edição do Festival de Cinema de Alter do Chão (Fest Alter) foi concluída na noite de domingo (27) com êxitos ao solidificar a verdadeira vocação da sétima arte, o da união. “Nós acreditamos ter alcançado o nosso objetivo ao ter provocado o encontro por meio da produção audiovisual e da preservação da natureza e de seus povos. A vocação do Festival estreitou a harmonia, solidariedade, verdade e altruísmo, ao usar o elemento que todo ser humano precisa que é a esperança. Durante  os sete dias, aproximadamente, 30 mil pessoas participaram da programação”, disse o diretor do Fest Alter, Locca Faria.
O evento  foi coordenado pela Krioca Comunicação, com parcerias e apoios do privado e  público das esferas Federal e Estado. Entre os apoiadores a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e demais pastas municipais.O Fest Alter foi muito além do cinema, transformou-se no verdadeiro palco para dezenas de oficinas, palestras sobre a produção e o mercado audiovisual. E ainda as apresentações de distintas atividades artísticas culturais no envolvimento de dança, música, pintura e teatro, atrelado a demais manifestações culturais locais.  “Concluímos esta edição cientes que muitas sementes foram plantadas principalmente quando incluímos a massa do setor educacional, a participação de diferentes instituições da Amazônia e de lugares do Brasil e do mundo. O verdadeiro encontro étnico e cultural  encontrou-se no Festival de abrangência nacional”, finalizou Locca Faria. 
“União da imensa cadeia produtiva do audiovisual”, assim destacou, a secretária de cultura de estado Úrsula Vidal que esteve presente  na noite de encerramento. “O Festival já nasce grande, e  a sacada  foi trazer o distribuidor, a programação, os produtores de cinema. Assim você une as pontas dessa imensa cadeia do audiovisual e potencializa o turismo. Definitivamente o Festival de Cinema de Alter do Chão já entrou no calendário de grandes Festivais, com quase 2 mil filmes inscritos e mais de 200 filmes selecionados. É um estopo de programação e potente. E esses grandes eventos que envolvem as grandes manifestações artísticas e culturais são eventos que potencializam também a cultura. E cultura e turismo andam juntos, então hoje nos tornamos referência a cadeia produtiva de cinema com este Festival, nós impulsamos a imagem de Alter do Chão em um lugar de visitação ao turista, mas como um cenário peculiar e encantador para a produção de filmes”, salientou a titular da pasta da cultura no Estado.Público aguardava ansioso a divulgação dos premiados. Foto- Alciane Ayres .
Para o secretário municipal de cultura no município, Luis Alberto Figueira “Pixica”, o cinema é um novo horizonte para o povo da Amazônia e principalmente de Santarém, a Vila de Alter do Chão.  Aqui estivemos a ver e vender ideias. A nossa terra é rica e tem muito a mostrar in loco, fortalecer ao nacional e exterior. A gratidão a Locca Faria pela amizade iniciada em 2017, o qual nos apresentou a proposta, a sensibilidade a execução da política pública cultural pelo nosso Prefeito de Santarém Nélio Aguiar e reconhecer o esforço pela Cultura junto a Câmara Federal, do Deputado Airton Faleiro e ao Governo do Estado do Pará sempre presente”, destacou “Pixica”.
Filme  “Raízes-Um Piano na Amazônia” é eleito o melhor média metragem nacional
A pianista Carla Ruaro ensina criança ribeirinha a tocar piano. Foto: Pamella Flor- Filme Raízes.Dos 1979 filmes inscritos, a curadoria formada por 10 jornalistas  selecionou mais de 1900. E que posteriormente o corpo de jurados escolheu os 220 filmes para competirem por categorias. O júri  constituído foi composto por cineastas, educadores e jornalistas de várias regiões do Brasil envolvidos com o audiovisual, entre eles: Ana Helena Gomes,  Anselmo Duarte, Fernando Mamari,  Flávio Tambellini, Ericka Bauer, Jodele Larcher, e o cineasta santareno Emanoel Loureiro.
Crianças das comunidades ribeirinhas da Resex Tapajós-Arapiuns em contato pela primeira vez com o piano. Foto: Pamella Flor- Filme Raízes.E das categorias premiadas, o filme  “Raízes-Um Piano na Amazônia” venceu como melhor média metragem nacional. O filme foi gravado em comunidades da Resex Tapajós-Arapiuns com apoio do Projeto Cultura na Comunidade da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a produção da artista pianista gaúcha Carla Ruaro. Esteve presente, a diretora artística do filme, Tatiana Cobbett que recebeu o troféu das mãos do Deputado Federal Airton Faleiro.
“Toda a nossa equipe está feliz, eu estava sentada e concentrada em meio a plateia, quando eu ouvi, dei um pulo e a cadeira caiu. Saí correndo em direção ao palco. E quando lá estava a emoção veio à tona e as lágrimas caíram. Gratidão aos apoiadores, a Prefeitura de Santarém, em especial aos servidores da Secretaria Municipal de Cultura, o secretário da pasta, “Pixica”, imensa gratidão. Todo o filme foi concluído com  muito voluntariado. E essa premiação só eleva mais o nosso trabalho em poder levar esse mérito da Amazônia, de Alter do Chão e de Santarém”, disse Cobbett.
O média metragem combinou o artístico e o social, quando a equipe  conseguiu içar um piano ao interior de um barco e percorrer os rios da Amazônia, na área geográfica de Santarém, mas precisamente na Resex Tapajós-Arapiuns.A diretora artística do filme Raízes-Um Piano na Amazônia, Tatiana Cobbett ergue o troféu Muraiquitã pelo mérito de melhor média metragem nacional. Foto-Fest Alter.
Ficha técnica do filme :
Tatiana Cobbett – Diretora Artística;
Carla Ruaro – Pianista e Produtora;
 João Santos – Cinegrafista
 Paulo Markun – Roteirista
Pamella Flor - Fotógrafa
Joana Pereira – Arte Educadora
Gustavo Roriz – Diretor Musical
Alexandre Piccini – Mistura, edição, sonora e finalização de áudio. 
O troféu Muiraquitã. Cada premiado recebeu de acordo com a categoria. Foto: Fest Alter.O prêmio aos vencedores foram troféus no formato do Muiraquitã. Feito de madeira Jacarandá da espécie Dalbergia brasilienses e com detalhes em ouro, a produção foi do nativo Rony Borari da Vila de Alter do Chão. O troféu do filme Raízes foi recebido pela Tatiana Cobbet. A gravação foi feita no final do mês de novembro e início do mês de dezembro de 2017. E recebeu apoio pelo Projeto Cultura na Comunidade da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Na premiação participaram ainda pelo Governo Federal da pasta da Secretaria  Especial de Cultura o secretário do audiovisual, Ricardo Rihan, a secretária de estado de cultura (Secult) Úrsula Vidal, o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas Henderson Pinto e entre outras autoridades públicas e ainda a participação artista Christiane Torloni. Ela esteve também no sábado (26), em uma rápida apresentação sobre filme documentário "Amazônia - O despertar da Florestania". E Após a exibição de 1h46 min do filme, o bate-papo com o público.

Premiação por categoria:
Melhor Longa-Metragem Nacional  (1h20)
“Para í´”
Diretor Vinicius Toro
Melhor Longa-Metragem Internacional (Irã)  (1h22)
 “Daughters of Winter” (Filhas do Inverno)
Diretor Behzad Khodaveisi
Melhor Média-Metragem Nacional  (29 min)´
“Raízes-Um piano na Amazônia”
 Diretores Carla Ruaro / João Santos
Melhor Média-Metragem Internacional (Rússia) (30min)
“Zemlya” (Terra)
Diretora Julia Kushnarenko
Melhor Curta-Metragem Nacional / 14min
“Waté Wá” (Os Jovens Xavantes que batem água)
Diretores CaimiWaiassé Xavante / Leandro Parinai´a
Melhor Curta-Metragem Internacional (Afeganistão) / 15min
“Elephantbird”
Diretor MasoudSoheili
Melhor Smartphone Nacional (2´38)
“Nostalgia “
Diretora Vanessa Malheiros
Melhor Smartphone Internacional (Irã)  ( 3´53)
“For Amir”
Diretor Javad Hakami 
Prêmio do Júri
Contribuição Comunitária 
"No rio Tapajós"
(Perfil e Cultura do povo Tapajós)
Diretor Marcelo Amaro
Contribuição Cultura Afro 
 “NguzoMalundaBantu” (Mokambo)
Diretora Soraya Público Mesquita
Animação (Taiwan) 
"Fisso"
Diretor RaitoLowJing Yi
Filme Infantil 
“Zona, filho da Mata “
(curta  brasileiro)
Diretor Augusto Gomes 
Maior valor artístico  (15m)
“Piú de Lá Vita”
 (longa internacional)
Diretora Raffaella Rivi

Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com
Alciane Ayres Agência Santarém