quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Prefeito Nélio Aguiar destaca a importância da capacitação contínua de servidores municipais

Para Nélio Aguiar, capacitações traduzem a necessidade de atualização contínua dos servidores municipais. Foto-Mauro Nayan
Com o objetivo de qualificar continuamente seus servidores e a gestão pública municipal, a Prefeitura de Santarém apoia mais uma rodada do projeto CapacitAção, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), por meio da Escola de Contas Públicas Conselheiro Irawaldyr Rocha. Através da realização de palestras e cursos, o evento destina-se a capacitação contínua de servidores de Prefeituras e Câmaras Municipais em quatro eixos temáticos: Licitação, Contabilidade Pública, Gestão de Pessoas e Conselhos Sociais.
Vejas as fotos do primeiro dia do evento.
O encontro do TCM-PA começou nesta terça-feira (29), no auditório do Ministério Público do Estado do Pará e conta com a participação de representantes dos municípios de Alenquer; Almeirim; Aveiro; Belterra; Curuá; Faro; Juruti; Mojuí dos Campos; Monte Alegre; Óbidos; Oriximiná; Prainha; Terra Santa; Itaituba; Jacareacanga; Novo Progresso; Placas; Rurópolis e Trairão.
Secretários, servidores e técnicos de Prefeituras e Câmaras Municipais da região Oeste participaram do Encontro. Foto-Mauro Nayan
A palestra de abertura foi ministrada pelo conselheiro do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPCM/PA), Claudio Klautau, sobre o MPCM/PA e o Controle Externo das Contas Públicas. Em seguida, o promotor do MPE, Alexandre Couto, proferiu a palestra Improbidade Administrativa e a Constituição Federal.
De acordo com a Controladora Geral do Município de Santarém, Roberta Merabet, o treinamento contribui para uma gestão mais eficiente. “Todo o recurso público para que possa ser devidamente aplicado requer um procedimento técnico e quando o Tribunal de Contas vem até Santarém para capacitar é exatamente para dizer como aplicar esse recurso conforme a lei. Então, se esse procedimento tiver conformidade, o resultado é a devida aprovação das contas de todos os ordenadores de despesas, o que contribui para melhoria da gestão”, explica.
Conselheiro José Carlos Araújo, vice-presidente do TCM-PA e diretor Geral da Escola Contas Públicas Conselheiro Irawaldyr Rocha. Foto-Mauro Nayan
Para a titular da Pasta de Gestão, Orçamento e Finanças, Josilene Pinto, a capacitação é de grande importância, principalmente para o ordenador de despesas da administração pública. “É importante para todos os servidores, mais ainda para o ordenador de despesa, porque apesar dos nossos colaboradores, dentro do NAF, dos setores de contabilidade serem os responsáveis pela efetiva execução da tarefa, nós ordenadores somos responsáveis pela prestação de contas de uma forma geral. Então, temos que ter total conhecimento de como funciona todo o trabalho do Tribunal de Contas, sendo este o principal órgão fiscalizador das nossas ações".

O prefeito Nélio Aguiar destacou a necessidade de atualização da equipe técnica. "A equipe técnica precisa atualizar-se, porque as normativas vão mudando e é necessária essa educação permanente, com treinamento dos servidores e técnicos, para que a gente possa evitar falhas nas prestações de contas junto ao Tribunal".
A capacitação do TCM prossegue até quinta-feira (31).
Gleicy Lira Agência Santarém