quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Propostas para o plano municipal de mobilidade e transporte são apresentadas durante conferência

Com o objetivo de construir o Plano de Mobilidade e Transporte do município de Santarém, foi realizada nesta segunda-feira (25), a I Conferência para apresentar e aprovar as propostas das Oficinas que tiveram participação de representantes dos bairros da cidade, divididos em zonas.
O evento, realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) visa dar conhecimento e colher subsídios complementares para a formatação final da minuta do Projeto de Lei para a elaboração do plano municipal de mobilidade e transporte.
"Essa é a continuidade do projeto para a construção do plano de mobilidade urbana. Nós estamos chegando ao processo conclusivo para a confecção do plano. Hoje, esta conferência vai fazer a discussão de todas as propostas que foram trabalhadas nessas oficinas para que possamos passar à audiência pública e, então, elaborar o projeto que deverá ser encaminhado a Câmara para ser aprovado. O plano municipal de mobilidade urbana é necessário porque faz uma projeção a médio e longo prazo para o município de Santarém no que diz respeito à mobilidade dos transportes em todos os seus modais, além da acessibilidade que vai contemplar todos os atores envolvidos na mobilidade e no trânsito e transporte do município”, explicou o titular da SMT, Paulo Jesus.
Antes da conferência, foram realizadas oficinas, para que a população fosse ouvida e para saber as necessidades de cada bairro. A presidente do Conselho Comunitário do bairro Aeroporto Velho, Fátima Rebouças, reiterou a importância da participação popular.
"Eu acredito que está sendo muito proveitoso, pois a partir desta conferência vão haver muitas mudanças para melhor. Quem sai ganhando são os usuários e a população em geral. Estamos colocando nossas propostas, debatendo, contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade", avaliou.
A conferência municipal de elaboração da minuta do plano de mobilidade e transporte cumpre o artigo 189 da Lei Municipal 20.534/2018.
Após a conferência, o próximo passo será a realização da audiência pública, na Câmara de Vereadores, no dia 10/12, ocasião em que será apresentado ao legislativo a minuta do plano.
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Marina Bandeira Agência Santarém