segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Quase 15 toneladas de lixo são retiradas em volta do Bosque da Vera Paz em ação da Prefeitura, Cargill e voluntários

Aproximadamente 15 toneladas de lixo foram recolhidas, na manhã deste sábado (23),  no entorno do Bosque da Vera Paz, durante ação de limpeza promovida em parceria entre Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra); Cargill Agrícola S/A; Associação de Moradores do bairro Laguinho; instituições de ensino médio e superior de Santarém; voluntários e demais entidades civis. 
A ação mobilizou grande número de pessoas, entre voluntários e quase 40 agentes de limpeza da Seminfra, que recolheram o lixo e realizaram, também, a roçagem da área.  O responsável pelo setor de limpeza da Secretaria, Alexandre Rangel explica que a ação visa, além de melhorar o aspecto do local, diminuir os impactos ambientais causados pelo lixo depositado no rio, além de melhorar o aspecto do local.
"A Prefeitura, através da Seminfra, sempre apoia e desenvolve ações que visam melhorar o aspecto da cidade. Temos o projeto Praia Limpa e através dele já realizamos essa limpeza em diversas praias santarenas, trazendo melhorias ambientais e de infraestrutura para a cidade, levando bem-estar às pessoas", exemplifica Alexandre.
As equipes percorreram toda a área, desde o bosque até o Mercadão 2000. A limpeza é feita anualmente, sempre depois que o nível do rio baixa para facilitar a retirada do material.
O presidente da Associação de Moradores do bairro Laguinho, Jurandir Azevedo, explicou que a maioria do lixo acumulado é proveniente das embarcações que ficam ancoradas no local. "A gente pede que as pessoas que usam as embarcações e também as pessoas que frequentam o Bosque Vera Paz não joguem lixo no nosso rio, pois isso prejudica muito o meio ambiente além de deixar a frente da nossa cidade com um aspecto ruim. A Prefeitura está espalhando lixeiras aqui no bosque e as pessoas precisam se conscientizar e jogar o lixo em local adequado", alertou o representante comunitário, agradecendo à Prefeitura e aos parceiros por mais esta ação de limpeza no entorno do Bosque Vera Paz.
No ano passado, 12 toneladas de lixo foram recolhidas. Esse ano, aproximadamente 15. Entre os principais resíduos, destaque para  garrafas pets, copos descartáveis e sacolas plásticas. Além desses, os voluntários encontram também muitas garrafas de vidro e pedaços de pau trazidos pela correnteza durante a cheia do rio.
Para Alessandro Fernandes, gerente geral da Cargill, empresa idealizadora do projeto de ação voluntária de limpeza do Bosque Vera Paz, o propósito é trazer conscientização, colaborando com a limpeza da cidade e dos rios.
"Nosso objetivo é aliar desenvolvimento com sustentabilidade, contribuindo com a população e com a cidade. Essa parceria com o poder público é de fundamental importância para que consigamos desenvolver essa ação de forma mais efetiva, juntamente com os nossos voluntários e demais parceiros", observou.
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Dayse Lima Agência Santarém