terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Avenida Tapajós é liberada para o tráfego após serviços de esgotamento sanitário


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), liberou a Avenida Tapajós neste final de semana. A via que é importante acesso para o fluxo de veículos, comerciantes, moradores e pedestres havia sido interditada para os serviços de escavação das ligações de redes de esgotamento sanitário que serão ligadas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Mapiri.
Orçada em R$ 32.225.190,13 (trinta e dois milhões, duzentos e vinte e cinco mil, cento e noventa reais e treze centavos), a obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, retomada em 2018 no atual governo sob a gestão do prefeito Nélio Aguiar por entender a importância e necessidade da obra para a melhoria do saneamento básico de Santarém. Na época, apenas 28,15% da obra havia sido realizada. Hoje ela está em fase de conclusão.  A empresa responsável pelos serviços é a Carmona Cabrera.
Na Travessa Assis de Vasconcelos, a empresa manteve meia interdição da via para a realização de serviços de drenagem. Outra frente de trabalho, ainda como parte do projeto, vem acontecendo no centro comercial da cidade, mais especificamente na Travessa Lameira Bittencourt. O serviço no local contempla a instalação de ligações domiciliares à rede central de esgotamento com o objetivo de ligar toda a rede de esgoto da área central da cidade até a Estação Elevatória, na Travessa Assis de Vasconcelos e depois até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Mapiri. A previsão é que os trabalhos no centro comercial sejam concluídos até o final do mês de março.
“Esta é uma obra de grande importância para o desenvolvimento do nosso município. É um grande passo para melhorar o saneamento básico, pois com ela teremos uma diminuição considerável de esgoto sendo jogado diretamente em nossos rios, sem qualquer tratamento. É melhoria para a saúde da nossa população e também para o nosso meio ambiente”, destacou o secretário municipal de infraestrutura, Daniel Simões.
O Projeto
O projeto contempla um total de 4.226 ligações de esgoto, construção do coletor-tronco, ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Mapiri, construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) na Travessa Assis de Vasconcelos, construção da Linha de recalque por gravidade, ligações de rede de esgoto e 225 metros de orla, incluindo drenagem e urbanização.
Atualmente, 98,88% dos serviços já foram executados, 4.089 mil ligações feitas, faltando apenas 137 para que o trabalho seja concluído e entregue à população. Estão sendo contemplados os bairros da Aldeia, Santa Clara, Aparecida, Santíssimo e Centro.
Fonte: Agência Santarém