sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

SEMAP - Água encanada e ramais trafegáveis geram qualidade de vida na zona rural de Santarém

Santarém possui uma vasta área formada por comunidades ribeirinhas e de região de planalto. Essas últimas dependem bastante de uma logística para o escoamento de sua produção. Essas famílias ainda dependem de água potável e encanada para o seu dia a dia e para cultivar parte de sua produção.
A realidade geológica de nossa região dificulta ainda mais esse desafio. O solo barroso e/ou arenoso e facilmente castigado pela erosão causada pelas chuvas. Mesmo com toda essa dificuldade, o poder público municipal tem se esforçado para avançar na manutenção da infraestrutura da zona rural.
“Sabemos que infraestrutura e logística em nossa região são dois desafios históricos. Também sabemos da importância econômica dos ramais trafegáveis para o crescimento da agricultura familiar. Nossos esforços têm gerado resultados positivos. O reflexo a gente sente na ponta com a elevada geração de empregos e uma economia estável”, disse o prefeito Nélio Aguiar, em entrevista a nossa reportagem.
O gestor informou que a Prefeitura de Santarém, através da SEMAP,  tem dado uma atenção especial à zona rural, com ações de Infraestrutura, implantação de novos microssistemas de água e ofertas de Assistência técnica, levando melhorias ao homem do campo. “Em 2019, recuperamos com recursos próprios 476 km de ramais nas regiões da Curuá-Una, Eixo Forte, Corda Corda e Lago Grande e mais de um milhão investido em abastecimento de água, além de preparar 76 hectares de áreas mecanizadas”, emendou Nélio Aguiar.
Durante o verão, três frentes de trabalho atuaram em várias regiões da zona rural do município. Na região da rodovia Curuá-Una, os trabalhos iniciaram na vicinal que interliga as comunidades Igarapé Açu a Poço das Antas. Foram recuperados 26 Km de ramais. Os serviços beneficiaram as comunidades de Igarapé Açu, Samaúma, Ipaupixuna, Tiningu, Murumuru, Murumurutuba, São Francisco da Cavada, Santa Cruz e Poço das Antas. Também nesta área, outra frente de trabalho atua nas comunidades Porto Novo e São Pedro.