quinta-feira, 5 de março de 2020

GOVERNO CONFIRMA RESGATE DE 25 CORPOS DE NAUFRÁGIO NO SUL DO AMAPÁ

O governo do Amapá divulgou no fim da tarde da quarta-feira (3) que 25 corpos foram resgatados do naufrágio da embarcação Anna Karoline III, ocorrido no sábado (29), no Sul do Amapá. Desses corpos, 17 já foram identificados. Desparecidos são 12 e 49 sobreviventes, informou o órgão.

O boletim foi divulgado pelo “Centro de Informações e Acolhimento às Vítimas", instalado no quartel do Corpo de Bombeiros de Santana pelo governo estadual para atendimento aos familiares das vítimas. As buscas foram paralisadas e serão retomadas na quinta-feira (4), às 6h.


A última atualização divulgada no fim da tarde de terça-feira (3) indicava o resgate de 22 corpos. Na terça-feira, o “Centro de Informações e Acolhimento às Vítimas" também divulgou uma lista com 25 desaparecidos, que não deve ser atualizada nesta quarta-feira.

Resgate

O governo do Amapá também decretou estado de emergência na quarta-feira. O que possibilita uma atuação de forma mais rápida, com prestação de serviços e aquisição de bens necessários às ações de resposta ao desastre.

De acordo com o governo amapaense, o Amazonas encaminhou 4 mergulhadores especializados em águas profundas. Agora a equipe de bombeiros conta com 22 militares, segundo o governo, além da atuação de embarcações da Marinha e colaboração de ribeirinhos.

A previsão é que os quatro mergulhadores cheguem em Macapá nesta quarta-feira (4), para serem enviados ao local do naufrágio para auxiliar na operação. Não foi divulgado quando eles devem começar a trabalhar.

Nesta quarta-feira o governo também anunciou, junto à Capitania dos Portos e prefeituras de Macapá, Laranjal do Jari e Santana, um pacote de medidas para acelerar as buscas de desaparecidos no naufrágio.

No domingo (1º) a prefeitura de Macapá já havia decretado situação de emergência para ajudar familiares de vítimas e sobreviventes, e enviou para o local água mineral, medicamentos, alimentação, roupas, material de higiene pessoal, combustível, e ainda disponibilizou auxílio-funeral.