quinta-feira, 12 de março de 2020

Segurança: Aplicativo ‘SOS Maria da Penha’ é lançado no Pará


O governador do Pará, Helder Barbalho, realizou o ato de lançamento do aplicativo ‘SOS Maria da Penha’, ontem (9), no Palácio do Governo. A ferramenta é uma espécie de botão do pânico desenvolvido pela equipe do Centro de Informática e Telecomunicações (Citel) da Polícia Militar do Pará. Na oportunidade, o comandante da PM, coronel Dilson Junior, apresentou os dois policiais responsáveis pelo trabalho, os cabos Everton da Silva e José Nilson dos Santos.
“É motivo de alegria para nós uma ferramenta que tem o objetivo de diminuir o tempo de resposta da polícia no apoio às vítimas. Sendo um aplicativo idealizado e construído por dois praças que tiveram seus talentos reconhecidos por esta corporação e este governo”, disse Dilson Junior.
Nesta fase inicial, o aplicativo irá atender 160 mulheres, vítimas de violência doméstica, que são atendidas pela justiça com medida protetiva. A ferramenta vai além de um botão do pânico, pois contém informações atualizadas sobre a Lei Maria da Penha, e ainda permite que a vítima acione ao local, em tempo real, não só a polícia, mas também envie informações para três parentes ou pessoas próximas. A tecnologia dá as coordenadas exatas do local onde a vítima pede socorro.