segunda-feira, 8 de junho de 2020

Covid-19 cresceu 1.000% em Santarém

O Comitê Popular de Combate à Covid-19 em Santarém, integrado por quarenta movimentos sociais e organizações da sociedade civil, divulgou agora à noite uma nota sobre a pandemia no município, alertando para o aumento da contaminação pelo novo coronavírus e pedindo esclarecimentos ao Comitê da Crise. 
Leiam, na íntegra, a nota: 

"Os dados apresentados nos boletins da prefeitura de Santarém estão longe de demonstrar que a epidemia pelo coronavírus está controlada no município. Apesar da precariedade dos dados epidemiológicos divulgados pela gestão municipal, que não informam os números necessários para entendimento da evolução da doença, a prefeitura de Santarém tem afirmado que a pandemia de Covid-19 está controlada e tem implementado uma política de relaxamento nas medidas de isolamento e abertura da economia. 

A fragilidade dos boletins da prefeitura sobre a Covid-19 pode ser constatada pela ausência de indicadores fundamentais como: a taxa de contágio para Covid-19, a evolução da curva epidêmica da doença, os índices de ocupação dos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação dos leitos de UTI, o número de testes realizados, os gráficos com distribuição da Covid por faixa etária e gênero, e a letalidade por Covid-19. 

Mesmo com as informações limitadas divulgadas pela prefeitura, podemos observar um agravamento da doença em Santarém nas últimas quatro semanas, quando houve um crescimento vertiginoso no número de casos novos e de óbitos da Covid-19.

Os boletins oficiais revelavam um número de 862 notificados e 188 casos confirmados de Covid em 05/05/2020. Trinta e um dias depois (06/06/2020) já temos 4534 casos notificados e 2242 confirmados. Ou seja, tivemos um crescimento de 425% no número de notificados em um mês e um crescimento de mais de 1000% no número de pessoas confirmados com Covid-19. Da mesma forma, com base nos dados oficiais do município, observamos que ocorreu um aumento alarmante no número de mortes confirmadas por Covid-19, que passou de 11 óbitos no dia 05/05/2020 para 110 em 06/06/2020, o que traduz um crescimento 10 vezes maior no número de óbitos em um mês. 

Nas últimas semanas de maio/2020, a prefeitura de Santarém parou de fornecer dados essenciais sobre a doença como: o número de leitos de enfermaria e de leitos de UTI ocupados por pacientes com covid19, bem como o número de pacientes em isolamento domiciliar (até quando foi divulgado, eram mais de 600 pacientes em um mês). Também não é possível saber se todos estão recebendo medicamentos/acompanhamento. De igual modo, não se tem informação sobre quantos profissionais da saúde estão afastados por causa da Covid19. Além disso, sem ter conhecimento de quantas pessoas estão na UTI, não é possível saber sobre a capacidade hospitalar da cidade. 

Levando em conta que há duas semanas, o HRBA (único hospital com UTI na região para alta complexidade) já estava sem leito, podemos imaginar que o crescimento de casos só piorou. Essa precariedade no fornecimento dos dados, bem como a falta de transparência nas informações divulgadas pela prefeitura, impossibilitam a análise criteriosa do impacto da Covid-19 no sistema de saúde e dificultam a participação da sociedade na elaboração de políticas públicas eficazes no combate à pandemia, já que o Comitê de Crise não conta com a participação da sociedade civil e também não divulga as atas de suas reuniões. 

Levando em conta as constatações acima, podemos concluir que Santarém não atende a nenhum parâmetro recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para relaxar as medidas de controle de avanço da epidemia e, mesmo assim, resolveu relaxar medidas de isolamento e reabrir a economia, aumentando o risco de gerar uma subida no número de casos novos e de mortes por Covid-19 na região. É urgente que a prefeitura de Santarém seja transparente e que apresente a sociedade todas as informações e os dados epidemiológicos relevantes sobre a Covid-19. É necessário também que a prefeitura divulgue quais os critérios científicos que embasam suas decisões, pois somente através do entendimento profundo sobre estes aspectos e do diálogo permanente com a sociedade é que juntos conseguiremos tomar as decisões corretas para combater o contágio por coronavírus e minimizar seus impactos na comunidade.

Diante desse quadro, o Comitê Popular de Combate à Covid-19 vem a público apresentar os seguintes questionamentos ao Prefeito Nélio Aguiar: 

Como estão os casos de todos os municípios da região que tem Santarém como referência? O Prefeito Nélio tem falado que a taxa de contágio na cidade já está sob controle. Mas os relatos de pessoas com os sintomas de Covid e com dificuldades de serem atendidas só fazem aumentar. Então, em que indicadores a afirmação do prefeito se baseia? 

Dos casos confirmados, quantos são na área urbana de Santarém e quantos são nas comunidades? Quantos são indígenas? Quantas são mulheres? Quantos são anciãos? Quantos são jovens e adultos? Quantos são crianças? O município tem um plano de ação conjunto com a Sesai para atender os indígenas? 

Em áudio circulado pelo WhatsApp o prefeito Nélio alertou que a taxa de contágio na região de rios estava em quase 2, precisamente 1.96. E que qualquer número acima de 1 significa que o vírus está se propagando muito rápido. Diante da gravidade dessa constatação, qual o plano de atendimento do governo para as populações indígenas e comunidades ribeirinhas? Quais foram os parâmetros considerados pelo governo municipal para afrouxar as medidas de controle de avanço da pandemia? 

Por fim, solicitamos que as informações de ocupação hospitalar e casos em isolamento voltem a ser divulgados; que a divulgação de que a taxa de contágio já está sob controle seja interrompida imediatamente, pois gera desinformação e influencia no relaxamento do isolamento social por parte da população. O enfrentamento a uma pandemia que já provocou a morte de mais de uma centena de santarenos (e de milhares de pessoas no mundo todo) jamais será vitorioso com a omissão de informações. Ao contrário, é indispensável que a população tenha total conhecimento da real situação epidemiológica e da ocupação dos leitos nas unidades de saúde, afim de que possa manter seriedade no cumprimento de medidas preventivas ao contágio e de proteção à vida. 

Santarém, 07 de junho de 2020. 
Comitê Popular de Combate à Covid-19"