segunda-feira, 1 de junho de 2020

Prefeitura realiza ações de saúde contra a covid-19 no Lago Grande

Médicos realizaram triagem para comunitários receberem os medicamentos adequados A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levou ações de saúde contra a covid-19 a comunidades da região do Lago Grande. Os atendimentos foram realizados no sábado e neste domingo nas comunidades de Vila Curuaí, Vila Socorro, e Arapixuna.
Escolas foram transformadas em Unidades Descentralizadas temporariamente para receberem os pacientes que foram atendidos. A equipe é composta por quatro médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.
Realização de testes rápidos para detecção de covid-19“A equipe saiu na sexta-feira, 29. No sábado, em Curuaí, várias pessoas já foram atendidas. A equipe da Semsa atendeu pessoas com sintomas gripais. Foi realizado primeiramente uma triagem e os pacientes já saíram com medicamentos. De acordo com a triagem, realizamos ainda testes rápidos naqueles indicados pelos médicos”, explicou Dayane Lima, secretária municipal de Saúde.
Levar atendimentos às comunidades ribeirinhas é uma política de prevenção que ajuda a desafogar e até evitar ocupação dos leitos hospitalares. No domingo, os atendimentos foram estendidos às comunidades de Vila Socorro e Arapixuna.
“São medidas que a gente trabalha de maneira preventiva para se evitar um agravamento em relação aos sintomas gripais para pessoas que são suspeitas. A gente sabe que trabalhando a prevenção se evita futuras internações ou ocupações de leitos de UTI”, argumenta Dayane.
Medicamentos forma entregues aos pacientes das comunidades ribeirinhasAs peculiaridades amazônicas de nosso município e as distâncias terrestres e fluviais são desafios a mais para serem superados nas ações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus. Mas, a Prefeitura de Santarém não mede esforços para levar atendimento a toda à população.
“São verdadeiras operações de guerra contra esse inimigo invisível que ameaça nossas comunidades ribeirinhas. Não vamos medir esforços para levar atendimento apesar das barreiras naturais características de nossa região. Parabenizo nossos profissionais da saúde que estão sendo verdadeiros heróis, enfrentando junto com a gente essas dificuldades. Vamos trabalhar para aumentar ainda mais esses atendimentos e proteger nossa população contra a covid-19”, disse o prefeito Nélio Aguiar.
Escolas serviram de base para a realização das ações: prevenção
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Alailson Muniz Agência Santarém