O vereador Valdir Matias Jr. (PV), se desincompatibilizou do cargo de Auditor Fiscal da Receita Municipal para ser candidato a Prefeito de Santarém, no Oeste do Pará. A desincompatibilização do servidor público é requisito legal para que os agentes da administração direta e indireta possam se tornar elegíveis. Em ofício encaminhado ao chefe da Divisão de Fiscalização Tributária do Município de Santarém, Sr. Marcelo Moita, o vereador Valdir Matias Jr., justificou seu pedido de desincompatibilização do cargo em obediência à Legislação Eleitoral e em cumprimento à Lei Complementar 64/90.

A partir desta quinta-feira (4), Valdir Matias Jr. se afastará de suas funções junto ao órgão municipal. Atendendo a legislação que normatiza o afastamento quatro meses antes das eleições municipais. 
Valdir Matias Jr. é filiado ao Partido Verde e está no seu quarto mandato consecutivo como vereador. Em agosto do ano passado, o parlamentar anunciou que seria pré-candidato a Prefeito de Santarém nas eleições municipais de 2020. Em outubro daquele mesmo ano, durante o encontro municipal do PV, o presidente estadual do partido, José Carlos Lima, anunciou o nome do vereador como pré-candidato nas eleições majoritárias. 
O PV terá chapa completa na eleição proporcional e deve lançar 32 candidatos a vereador, sendo 10 mulheres e 22 homens.
Breve histórico
Valdir Matias Jr. é economista formado pela UFPA e Pós-Graduado em Auditoria pela FGV/IDEAL (MBA), foi professor universitário das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) na área de Economia do Setor Público e Planejamento. Em dezembro de 2012 tomou posse como Auditor fiscal do Município de Santarém. Ele já exerceu também os cargos de Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento e de Turismo de Santarém.

Valdir , Matias Jr. é o atual vice presidente da Câmara  e um dos mais competentes e atuantes parlamentares do município de Santarém.