segunda-feira, 6 de julho de 2020

Prefeitura investe mais de R$ 2 milhões em grupos geradores para a zona rural

No sábado (04), o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar,  o vice-prefeito, José Maria Tapajós, e os representantes da Câmara, os vereadores Júnior Tapajós (PL) e Dayan Serique (PL), estiveram vistoriando as instalações dos equipamentos em algumas Comunidades que foram beneficiadas na Resex Tapajós-Arapiuns: Vila Franca, Maripá, Anumã, Pedra Branca e Solimões.
Em relação aos investimentos, o município está realizando a entrega dos equipamentos completos nas comunidades; fazendo a doação de toda a fiação elétrica; possui ainda um profissional que vai até as comunidades realizar os trabalhos de instalação da rede, além da construção das casas onde ficam os geradores. Em contrapartida, as comunidades retiram apenas os postes.
A atual gestão está sendo realizando o sonho de muitos comunitários, que passaram anos desassistidos pelo poder público.
“É um sonho realizado, uma demanda antiga que não foi cumprida em outras gestões, e que assumimos o compromisso logo no início do governo juntamente com o vice-prefeito José Maria Tapajós. Essa questão da qualidade de vida das populações do interior nos preocupa muito, sobretudo em relação a água e a energia elétrica. Estamos governando para todos de forma participativa. Estamos entregando obras históricas”, observou o prefeito.
Os modernos equipamentos são de fabricação nacional e possuem potência suficiente para manter o funcionamento nas comunidades.
Para a presidente da Associação de Moradores de Maripá, Isolina Lopes, a chegada do empreendimento representa o fim de um sonho que durava 30 anos.
“A comunidade está muito feliz em receber esse equipamento da Prefeitura. Nem acreditávamos mais, pois entrava e saia prefeito e apenas só prometiam não cumpriam com a palavra. Mas, o prefeito Nélio está de parabéns por honrar com a sua palavra e mudar este panorama. A única palavra que resume tudo isso é gratidão”, comemorou.
O vice-prefeito, José Maria Tapajós, explicou que a utilização dos geradores de energia é muito importante para os produtores rurais.
“Sem dúvida, a entrega dos geradores vai possibilitar melhoria na qualidade de vida dessas pessoas, com iluminação nas casas. Elas, também, poderão conservar seus alimentos. Nesses lugares, a energia não existia, todos usavam velas, lamparinas e são poucas as famílias que têm condições de comprar um gerador. É preciso fazer um mandato junto com o povo como fazemos para saber a realidade e as verdadeiras necessidades dos ribeirinhos”, enfatizou.
A representante da Comunidade Pedra Branca, Iolanda Oliveira, destacou que é preciso um esforço muito grande de todos os representantes do governo para mudar a realidade das localidades que ficaram desassistidas.
“É muito bom quando um gestor vem até a comunidade ouvir os nossos anseios. Isso prova o comprometimento com a população. Prefeito Nélio está de parabéns por mudar vida de nós ribeirinhos”, contou.
O vereador Júnior Tapajós (PL) parabenizou a gestão atual por atender essa demanda e pelo trabalho que está realizando, principalmente na infraestrutura rural.
“Fico feliz em saber que a gestão atual está preocupada em atender aos anseios das comunidades. Essa política pública é muito importante, considerando que a zona rural do município de Santarém é bastante extensa, o que dificulta a chegada de energia fixa para suprir as necessidades dos moradores residentes nessas comunidades”, disse.
Segundo o titular da Semap, Bruno Costa, o governo não tem economizado esforços a fim de atender às demandas das comunidades rurais e ribeirinhas do município.
“Na ausência de energia elétrica fixa, o grupo gerador é a forma mais utilizada para realizar o fornecimento de energia, para abastecer parte das demandas que são solicitadas junto a Secretaria. Atender essa demanda é importante, pois os moradores precisam de energia elétrica para auxiliar em suas atividades, bem como oferecer boas condições de armazenamento de alimentos, e outras finalidades apresentadas pelas comunidades”, ponderou.
Para manter a característica de diálogo com as comunidades e promover a participação popular, na ocasião o prefeito ouviu atentamente novas reivindicações dos moradores.
“As comunidades têm reconhecido os esforços que nossa gestão tem feito. Ainda temos muito a fazer, sobretudo em relação à questão de saúde e educação. Conversamos e mostramos o quanto estamos confiantes em poder ajudar os comunitários”, finalizou o prefeito.
Por: Agência Santarém
Imagem: Bruno Ribeiro