quinta-feira, 24 de setembro de 2020

COMPRA DE VOTOS: VALE A PENA VENDER O SEU?

Um simples resumo...

Amigos leitores do BLOG DO COLARES ( graças a Deus estamos alcançando a média diária de 38 mil visualizações), já falamos por aqui sobre a importância de realizarmos um voto consciente. Ele é fundamental para que sejamos um país com uma melhor democracia, onde a população possa confiar nos seus representantes e receber tudo aquilo que precisa para uma vida de qualidade.

Um dos critérios para que o voto seja consciente é depositá-lo naquele candidato cujas propostas você realmente se identifica. Aquele nome que você tem orgulho de indicar aos seus conhecidos, por se tratar de um candidato ético, competente e com propostas de altíssima qualidade.

Ainda é muito comum pessoas transformarem seu voto em mercadoria, trocando-o por benefícios individuais e pouco éticos, muitas vezes até ilegais. Essas práticas são comumente denunciadas pela imprensa, por investigações feitas pela Justiça Eleitoral e ações da sociedade civil para combater o fenômeno. Todos esses casos mostram que a compra de votos ainda é uma prática bastante recorrente em parte do eleitorado.

Quem nunca ouviu falar de alguém que trocou o voto por cesta básica, gasolina, materiais de construção… A compra e venda de votos costuma ter sua importância minimizada, uma prática às vezes até já naturalizada em determinados locais.

O cenário atual do Brasil configura-se de intensas mudanças e tomadas de atitudes político-sociais. Com isso, vem-se discutindo a importância do voto consciente na sociedade, relacionando a necessidade desse mecanismo democrático com os impactos causados no país. Por isso, é necessário que a sociedade reflita sobre a legitimidade e o valor do voto. Dai a importância do voto serio e a escolha certa. Vender o voto é vender a si mesmo, pois as consequências vem depois, ai já é tarde demais...


Nota do Editor
Para os candidatos: cassação do seu registro de candidatura e, caso já tenha sido eleito, pode ter cassada a sua diplomação. Cabe ainda prisão de até quatro anos, pagamento de multa e a possibilidade de tornar-se inelegível por oito anos. A compra de votos e uma das situações que se enquadram nas condições de inelegibilidade apontadas pela Ficha Limpa.