quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Convenção do PT oficializa candidatura de Maria do Carmo à prefeitura de Santarém

Candidata já foi prefeita de Santarém por 8 anos. PT compõe chapa com o PP
Fotografo: Elton Pereira/Tv Tapajós

Maria do Carmo terá como vice em sua chapa o engenheiro Bruno Pará, do PP


O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou na noite de quarta-feira (16), a candidatura de Maria do Carmo Martins Lima à Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará. A convenção do partido foi realizada no Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan), bairro Aeroporto Velho, com a participação da militância e convidados.

Maria que já foi prefeita de Santarém por dois mandatos consecutivos (2005-2008/2009-2012), já havia disputado o cargo nas eleições em outras duas eleições. O vice da chapa é Bruno Pará. Ele que é engenheiro, já foi vereador e atualmente é filiado ao PP (Partido Progressista).

O PT também oficializou na convenção os nomes de 21 postulantes a uma vaga na Câmara Municipal de Santarém.

Para a disputa deste ano, Maria do Carmo construiu de forma participativa com a comunidade as bandeiras de sua luta, entre elas:
Saúde
Educação
Infraestrutura
Geração de emprego e renda
Esporte

À reportagem, Maria falou sobre os motivos que a levaram a se candidatar novamente a prefeita de Santarém, entre eles, a experiência que já tem de gestão pública.

“Uma das maiores honras que tive na vida foi ter sido prefeita de Santarém por 8 anos e eu penso que o nosso governo foi bom porque foi um governo para todos e para todas, mas em especial para quem mais precisava, e o nosso foco era a cidade, mais também o povo da nossa cidade. Por conta disso, 8 anos depois eu penso que posso novamente ser prefeita de Santarém porque eu conheço esta cidade, conheço os seus problemas, conheço o povo de Santarém, tive uma experiência exitosa de 8 anos na Prefeitura e tudo isso conta para que eu possa fazer ainda uma administração melhor ainda”, afirmou a candidata.
Perfil do candidato

A santarena Maria do Carmo Martins é promotora de Justiça aposentada e por alguns anos também atuou como professora universitária.

Maria filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1994 e sua primeira disputa política ocorreu no ano de 1996, quando concorreu ao cargo de prefeita de Santarém, mas naquele pleito não venceu as eleições. Foi eleita deputada estadual no ano de 1998. Já em 2000, foi novamente a candidata do PT para a prefeitura. Também foi candidata do PT ao governo do estado do Pará, no ano de 2002, chegando ao segundo turno com mais de 850 mil votos.

Em 2004, Maria foi eleita prefeita de Santarém com 45,16% dos votos e reeleita no ano de 2008. Em 2012, no fim de seu mandato se desfiliou do PT para concluir a carreira de promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Já aposentada, em março de 2020 voltou ao partido colocando seu nome à disposição para as eleições municipais.

Fonte: Portal Santarém e G1