domingo, 8 de novembro de 2020

INFORME UFOPA

Ufopa 11 anos: programação de aniversário já começou

No dia 5 de novembro de 2020, a Universidade Federal do Oeste do Pará completou 11 anos de fundação. Considerando as mudanças ocorridas neste ano, por conta da pandemia, a comemoração do aniversário teve apenas uma atividade presencial. As demais foram remotas para garantir a segurança da comunidade acadêmica.

De forma presencial, ocorreu apenas a inauguração da sede da Ufopa em Itaituba. Confira mais informações na matéria: Sede da Ufopa em Itaituba  inaugurada dia 5 de novembro.


Ufopa 11 Anos: Iced arrecada doações para Asilo São Vicente em Drive-Thru Solidário no dia 5

Em comemoração aos 11 anos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o Instituto de Ciências da Educação (Iced) preparou uma programação que mescla cultura e solidariedade.

No dia 5 de novembro, ocorre o Drive-Thru Solidário para arrecadar doações de itens de limpeza e higiene para o Asilo São Vicente de Paulo. As doações poderão ser realizadas das 14h às 18h, na Unidade Rondon da Ufopa, que fica na Av. Marechal Rondon, na esquina com a Tv. Luís Barbosa. As pessoas interessadas em ajudar poderão doar fraldas geriátricas tamanho M e GG, desodorante, perfume, lenço umedecido, sabonete líquido, desinfetante e sabão em barra.


Primeira estação da Rede Sonda no Pará vai funcionar na Ufopa a partir de novembro

A Rede Sonda (Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais) é um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e parceiros para o monitoramento de variáveis ambientais, com foco nas energias renováveis, como a energia solar e a energia eólica. Em Santarém, está sendo instalada a primeira estação do Sonda no estado do Pará, e está prevista para começar a funcionar ainda na primeira quinzena de novembro.


Psicóloga da Ufopa fala sobre saúde mental e Covid-19 em palestra

 Nesta quarta-feira, 4, a convidada do I Ciclo de Palestras do Laboratório de Epidemiologia Molecular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) é a psicóloga Daniele Ferreira de Sousa, que tratará sobre saúde mental em meio à pandemia de Covid-19. A palestra online começa às 16h pela plataforma RNP.


Ufopa reabre inscrições para processo seletivo dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Agronomia

 As inscrições para o Processo Seletivo Especial (Prosel) 2020 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foram reabertas até o dia 12 de novembro. Há 90 vagas para os cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e em Agronomia. O Prosel é ofertado pela Ufopa dentro do Programa Forma Pará do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).


Procce lança chamada para apoio a lives de artistas locais e regionais

 A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou chamada pública para apoio à realização de lives culturais de artistas locais e regionais.

As lives serão transmitidas pelas mídias sociais vinculadas à Pró-Reitoria, que também irá fornecer certificados aos artistas e auxiliar na divulgação das apresentações.


Ufopa oferta oficinas gratuitas em Mês de Formação Audiovisual

Em novembro, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove uma série de oficinas para produtores iniciantes de conteúdo digital. A programação do Mês de Formação Audiovisual 2020 será totalmente online e gratuita. A ação é do Estúdio Encontro das Águas, com apoio do Núcleo de Produção Digital do Tapajós (NPD Tapajós).


Parceria entre Museu Emílio Goeldi e Ufopa lança podcast sobre queimadas em tempo de Covid-19

 Pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi, sediado em Belém, lançam arquivos de áudio no âmbito do projeto "Mata sem Fogo", coordenado pela Dra. Ima Vieira e com a colaboração da professora Amanda Ferreira, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa.


--
Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa
Unidade Tapajós - Campus Santarém
Rua Vera Paz, s/n. Bairro Salé
Santarém - PA - Brasil
Assessoria de Comunicação