quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Pesquisadores da Ufopa descobrem nova espécie de alga em lagos de Alter do Chão e Curuá-Una/Santarém

Nova espécie e novo gênero de alga descobertos por pesquisadores podem funcionar como bioindicadores de qualidade das águas
Fotografo: : Luís Gustavo Canani.

Algas foram coletadas do fundo de lagos Itapari e Jurucuí, em Alter do Chão

Em estudos realizados na Área de Proteção Ambiental de Alter do Chão e no Lago da Hidrelétrica de Curuá-Una, em Santarém, no Pará, pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) fizeram uma dupla descoberta: uma nova espécie de alga microscópica, que por suas peculiaridades também caracterizou um novo gênero para a ciência. A pesquisa, publicada no European Journal of Phycology, foi realizada, durante o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (PPGRACAM), pelo Dr. Luís Gustavo Canani, com coautoria dos professores da Ufopa Dra. Dávia Talgatti e Dr. Sérgio Melo.

Os espécimes de Torgania coronata foram coletados no lodo acumulado no fundo dos lagos e fazem parte da dieta de peixes, anfíbios e insetos aquáticos. Essas algas são organismos fotossintetizantes: assim como as plantas, realizam fotossíntese e produzem oxigênio em ambientes aquáticos.

Segundo o Dr. Canani, a nova espécie pertence ao grupo das diatomáceas, que abriga uma grande variedade de algas, de águas doce e salgada, que “em geral são ótimas indicadoras da qualidade da água, já que são abundantes na maioria dos ambientes aquáticos e são sensíveis a alterações, respondendo rapidamente às mudanças dos fatores físicos, químicos e biológicos, devido ao seu ciclo de vida rápido”.

Os locais em que a Torgania coronata foi encontrada apresentam águas ácidas e com baixa concentração de sais e nutrientes, o que indica boa qualidade das águas, com baixa poluição decorrente de esgotos e outras atividades humanas. “Este gênero, junto com outras diatomáceas, pode ser utilizado no biomonitoramento de ambientes aquáticos da Amazônia”, afirma o pesquisador.

Porém, Canani ressalta que é necessário ter atenção a atividades que possam impactar os ambientes e prejudicar o ciclo de vida das espécies. Já é possível observar construções às margens do Jurucuí; e no lago da UHE há plantações no entorno e indicação de construção de tanques de piscicultura. “Estes empreendimentos, apesar de bastante importantes para a economia local, devem ser realizados com muito cuidado e com um bom gerenciamento e planejamento, sempre ouvindo pesquisadores e especialistas, a fim de manter as boas condições do lago, evitando que haja a extinção desta espécie recém-descoberta e de outros organismos aquáticos que vivem no local. Além disso, estima-se que nestes locais possam existir ainda espécies novas desconhecidas pela ciência”, explica.

Novo gênero – O nome dado ao gênero, Torgania, é em homenagem à pesquisadora Dra. Lezilda Carvalho Torgan, que foi orientadora dos autores durante suas trajetórias acadêmicas e é uma das cientistas mais influentes do Brasil e do mundo no estudo de algas do grupo das diatomáceas. O novo gênero se diferencia por um conjunto único de características anatômicas, que incluem o formato da célula, que lembra uma agulha.

“A descoberta reforça ainda mais que, até o momento, a Amazônia é o principal centro de diversidade das Eunotiales, ordem à qual pertence o novo gênero. Outra questão importante é que as características morfológicas encontradas, que justificaram a criação de um novo gênero, permitem repensar as relações de parentesco entre os membros desta ordem, contribuindo para melhorar a compreensão da evolução e filogenia das Eunotiales, e das diatomáceas como um todo”, comenta Luís Gustavo.

Com informações da ascom//Ufopa