quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Comunidade denuncia desmatamento de APP



Movimentação estranha, barulho de máquinas e motosserras no igapó do Jacundá, localizado no distrito de Alter do Chão, em Santarém, logo na primeira semana deste ano, chamaram a atenção dos moradores locais. Um deles foi verificar o que estava acontecendo, no dia 7. Chegou ao local sozinho e recebeu ameaças. Pediu ajuda no grupo de Whatsapp do bairro e um membro da Associação AMOJAC foi ao local. Explicou ao trabalhador que ali era Área de Preservação Permanente, mas também foi ameaçado.
Apesar de ser APP, definida no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) como área com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitando o fluxo gênico de fauna e flora, protegendo o solo e assegurando o bem-estar das populações locais, boa parte do entorno do lago Jacundá já foi desmatada ilegalmente, como se observa no mapa. Ainda há vegetação de igapó no entorno do lago, que precisa ser mantida.

No sábado, 9, o homem contratado para desmatar a APP chegou ao local acompanhado de capanga e começaram os barulhos das máquinas. Alegaram estar a mando de pessoa influente, com ligações na política local e na emissora afiliada da Rede Globo de Santarém (conforme a Associação de Moradores, o terreno já foi embargado no passado, gerou processo e entrega de outro terreno como recompensa). Os moradores se mobilizaram, alertaram a administração distrital, o Conselho Comunitário e o agente da Secretaria de Meio Ambiente em Alter do Chão, que se limitaram ao tradicional "jogo de empurra de responsabilidade". O agente da SEMMA disse que não trabalha no fim de semana e que está com Covid-19. Moradores fizeram pressão via redes sociais, até que a Polícia Ambiental foi lá e constatou o crime.

A associação de bairro AMOJAC representou contra o desmatamento na área do lago, e os próprios moradores estão indo cedo fiscalizar, além das rondas da polícia ambiental. Está sendo investigado o mandante do crime ambiental. Eis um belo exemplo do quanto a comunidade pode fazer, em qualquer situação de ameaça aos seus direitos.