quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Alerta – Abuso sexual de crianças e adolescentes aumenta em Santarém




18 de fevereiro de 2021


O mundo vivencia desde o ano de 2019 a pandemia da covid-19, e possivelmente a permanência de crianças e adolescentes por mais tempo em suas casas pode estar gerando aumento no índice de abuso sexual.

Segundo dados levantados pela Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) com base nos relatórios de atendimentos nos três Conselhos Tutelares de Santarém, o índice de abuso sexual de crianças reduziu na área urbana em comparativo do 4º trimestre dos anos de 2019/2020 no Conselho Tutelar I, no entanto nos Conselhos Tutelares II e III em 2020 aumentou consideravelmente, sendo que nos primeiros 45 dias de 2021 esse índice continua crescendo no Conselho Tutelar II que registrou o número de 15 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Ao tomar conhecimento das informações, a Semtras e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), solicitaram da Vigilância Socioassistencial, um diagnóstico para identificar melhor os dados e a partir de então, atuar junto com toda rede de proteção de crianças e adolescentes. “Esse levantamento mais completo irá nos munir de todas as informações necessárias, por que o conselho é um chancelador dessa política, porém, necessita da integração de todos os articuladores, todos os protagonistas, para que juntos consigamos gerar políticas públicas e que consigamos fazer uma barreira para tentar reduzir esses casos e garantir que as crianças e adolescentes possam ter seu desenvolvimento integral e fiquem a salvo de todo tipo de violação de direitos principalmente graves como essas que estão sendo registrados”. Avaliou Roselene Andrade Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destaca a preocupação e reforça o apoio às ações de proteção da criança e do adolescente. “Toda nossa rede socioassistencial que ofertam serviços de proteção a crianças e adolescentes, estão envolvidos na elaboração do diagnóstico para que tenhamos as informações o quanto antes e possamos atuar com todos os procedimentos necessários objetivando proteger nossas crianças e adolescentes”, enfatizou a secretária.

Conselhos Tutelares

Santarém por ter mais de 300 mil habitantes conta com 3 Conselhos Tutelares que atendem em regime de plantão durante 24 horas.

Conselho Tutelar I – localizado na Travessa 7 de Setembro, 692 – Bairro Aparecida. Contato: (93) 99138-3143, atende às demandas da área urbana que compreende os bairros: Aeroporto Velho, Interventoria, Santa Clara, Aldeia, Jaderlândia, Santana, Aparecida, Jardim Santarém, Santíssimo, Área Verde, Jutaí, Santo André, Caranazal, Laguinho, São José Operário, Centro, Livramento, Uruará, Comunidades da Rodovia Santarém/Curuá-Una, Maicá, Urumanduba, Diamantino, Pérola do Maicá, Urumarí, Fátima, Prainha e Vigia.

Conselho Tutelar II – localizado na Travessa Marupá, 496 – Bairro Maracanã. Contato: (93) 99123-4044, atende aos bairros: Alvorada, Ipanema, Novo Horizonte, Amparo, Liberdade, Salé, Cambuquira, Mapiri, Santarenzinho, Cipoal, Maracanã, Maracanã I, Maracanã II, São Cristóvão, São Francisco, Conquista, São José, Elcione Barbalho, Matinha, Tabocal, Esperança, Nova República, Vitória Régia, Floresta e Nova Vitória.

Conselho Tutelar III – localizado na Travessa Febrônio Batista Costa s/n – Alter do Chão. Contato: (93) 99228-7982, atende às demandas das áreas: Alter do Chão, Comunidades do Rio Tapajós, Comunidades do Rio Arapiuns e Eixo Forte (Comunidades da Rodovia Everaldo Martins).

RG 15 / O Impacto com informações da PMS