sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Nélio Aguiar pede ajuda do governo federal para reforçar o combate à pandemia de Covid-19; SESPA abre mais 10 leitos de UTI no HRBA


O prefeito Nélio Aguiar destacou os resultados positivos da parceria com o Estado para o sistema de saúde municipal - Créditos: Divulgação


Na tarde da última quarta-feira (10), a Sespa abriu mais 10 leitos de UTI no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. A unidade passa a contar com 61 leitos de UTI e mais 35 leitos clínicos, totalizando 96 leitos exclusivos para o enfrentamento da pandemia.
Na manhã de quinta-feira(11), o prefeito Nélio Aguia reforçou o pedido de ajuda ao governo federal através do senador Zequinha Marinho. "Repassei pra ele a grave crise que estamos passando em nosso município e pedi que reforçasse o nosso pedido junto ao ministro da saúde Eduardo Pazuello para enviar mais vacinas e pra visitar Santarém e ver in loco a nossa situação, pedido este feito também na tarde de hoje através de ofício. Apesar de todo o esforço do município e do estado, estamos no limite e precisamos também da ajuda do governo federal."
Até o dia 10 havia no HRBA 54 leitos de UTI adulto. Na quinta-feira(11), seundo a prefeitura de Santarém, desse total, 47 estão ocupados (87,04%), 34 com positivos e 13 com suspeitos.
A abertura de novos leitos é mais uma ação do Governo do Pará, por meio da Sespa, para tentar diminuir o número de ocupação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santarém. No último domingo (7), a Sespa já havia aberto 24 leitos clínicos para casos de Covid.
Atualmente, nas regiões do Baixo Amazonas e Tapajós, o Estado está ofertando 250 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, sendo 146 de UTI e 104 clínicos. São 164 leitos a mais do que as regiões tinham no mês de dezembro, quando estavam disponíveis 86 leitos para tratamento da doença.
“É muito importante ressaltar que, em dezembro, tínhamos na região 86 leitos, e hoje nós já temos 250 leitos de retaguarda para as regiões do Tapajós e Baixo Amazonas. Hoje, nós já temos duas estruturas que funcionam como Hospitais de Campanha, em Itaituba, no Hospital Regional, e aqui no nosso Hospital Regional de Santarém”, disse Sipriano Ferraz.
Além do HRBA, o Estado ainda conta com mais dois hospitais de referência para tratamento de pacientes de Covid na região: em Itaituba, o Hospital Regional do Tapajós, e em Juruti, o Hospital 9 de Abril.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, explicou que esse trabalho conjunto entre prefeitura e governo vem trazendo resultados positivos para que o sistema de saúde municipal possa se manter estruturado. “É muito importante esse assessoramento técnico por parte da Sespa. Nós temos vários técnicos da Secretaria de Saúde que se deslocaram de Belém, juntamente com a nossa equipe e a nossa gestão municipal, implantando protocolos, fazendo as reavaliações, e todo o esforço necessário para que a gente possa vencer esse momento tão crítico que estamos passando”, reforçou o gestor municipal.
Em Santarém, há 14.728 casos confirmados no município. Existem 13.915 pessoas recuperadas, 558 óbitos, 14.623 resultados negativos, 113 análises, 4.259 monitorados e 59.597 monitorados já recuperados.