segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Vereador Erlon Rocha (MDB) conhece projeto de ordenamento da Orla e do Porto do DER, em Santarém

 

Na manhã da última quinta-feira (11/2), o presidente da Comissão Permanente de Transporte e Comunicação, Turismo, Comércio e Indústria, da Câmara de Santarém vereador Erlon Rocha (MDB) recebeu a coordenadora da Divisão de Portos, Dra. Lilian Maués, acompanhada do engenheiro Cledimar Augusto da Silva com o objetivo de tratar de assuntos ligados à revitalização e ordenamento da área portuária da Orla e do Porto do DER.

Durante a reunião, a coordenadora apresentou ao parlamentar, o andamento das obras que estão em ritmo acelerado da Orla de Santarém. Ela explicou sobre o ordenamento dos seis píeres que estão sendo construídos. “A ordenação acontecerá por etapas. Cada píer receberá uma categoria de serviço. Teremos áreas destinadas aos barcos que trabalham com turismo, um para lanchas que transportam passageiros, um para barcos com cargas e também um que atenderá apenas a população ribeirinha. Assim, vamos garantir a organização portuária daquela região”, disse o vereador.

Outro ponto destacado no encontro, foi a estrutura que o Porto do DER, localizado no bairro Prainha, receberá após a conclusão das obras. Além da organização do porto, a área será modernizada para garantir a segurança das embarcações e, principalmente, da população em geral que utiliza os serviços ofertados pela área.

Uma observação do vereador, foi que durante o ordenamento, o departamento possa pensar na qualificação e profissionalização dos vendedores informais e que como meta possa organizar o comércio informal, tendo em vista que o porto é uma área com grande número de ambulantes que dependem das suas vendas naquele local.

A coordenação e o presidente decidiram que haverá outra reunião entre os interessados para debater outras propostas do ordenamento.

Por Fabrício Nunes – Assessoria de Imprensa do vereador Erlon Rocha