quinta-feira, 18 de março de 2021

Serra da Matinha desaba aos poucos e provoca medo em moradores da periferia de Santarém (PA)

Nos últimos meses, dezenas de casas foram construídas em área de risco na Serra da Matinha

Famílias temem que rochas deslizem e destruam casas

O período chuvoso (inverno amazônico), trouxe à tona, um grave problema de cunho social e ambiental, em Santarém, oeste do Pará.

Por conta das fortes chuvas que caíram sobre a cidade, nos últimos dias, vários deslizamentos de rochas, foram registrados na Serra da Matinha, na zona sul de Santarém.

Devido ao problema, moradores das proximidades, comerciantes e funcionários da Escola Sérgio Henn, localizada na rua Naiara, no bairro da Matinha, afirmam que temem por suas vidas.

"No último sábado, passamos a noite toda acordada. Uma barreira caiu da serra e fez um barulho enorme. A minha casa fica perto da serra e esse problema só vem se agravando. Estamos com muito medo de uma pedra grande desabar e atingir a minha casa", declarou a moradora Maria Marques.


Os moradores revelaram que os deslizamentos de rochas ficaram constantes, após trabalhadores autônomos escavarem túneis sob a serra, para a extração de cascalho (quebradinho), que era utilizado na construção civil, em Santarém.

"Eles (trabalhadores) tiravam quebrdinho tanto do lado quanto debaixo da serra, em túneis que eles escavavam. Aí, a Polícia Federal impediu esse tipo de trabalho nessa área. Porém, desde essa época, a serra vem caindo aos poucos", lembrou o morador Edinaldo Silva.

A Defesa Civil de Santarém informou que mantém sob vigilância casas e pontos considerados de risco na Serra da Matinha. O período de chuvas, segundo a Defesa Civil, é motivo de alerta para famílias que residem no local, onde existem casas que estão perto das encostas, que podem deslizar e atingir os moradores.

De acordo com a Defesa Civil, cerca de 120 casas já foram monitoradas em situação de risco na área.

Por: Manoel Cardoso  

Fonte: Portal Santarém/Blog do Colares