terça-feira, 16 de março de 2021

Vereadora Adriana Almeida pede transparência na UTI neonatal do Hospital Regional do Baixo Amazonas


A parlamentar relatou a dificuldade de uma família que há 13 dias tenta conseguir vaga para uma criança prematura

Por Lana Mota - Assessora de imprensa

Na sessão desta segunda-feira, 15, a vereadora Adriana Almeida (PV) usou a tribuna para voltar a cobrar transparência no Serviço de Regulação de Leitos no sistema público de Saúde em Santarém. Ela relatou dificuldades que famílias enfrentam para conseguir vaga em leitos no Hospital Regional do Baixo-Amazonas.

De acordo com a parlamentar, ela foi procurada por uma mãe para relatar que está, há 13 dias, esperando uma vaga para seu bebê na UTI neonatal do Hospital Regional do Baixo Amazonas. “Volto a frisar em cima da transparência de leitos em Santarém. Esta criança prematura, que nasceu de oito meses, espera uma vaga para ser transferida. Foi colocada na fila de espera, mas depois foi retirada de forma antecipada. E já sofreu uma parada cardíaca e uma respiratória”, destacou a vereadora.

A parlamentar também frisou que esteve no hospital com a mãe e viu a situação que a criança se encontra. “Sabemos que tem três leitos neonatais na UTI no Regional. Será que esses leitos estão esperando crianças com Covid? Vai chegar ao ponto desta criança falecer? Temos uma mãe desesperada. Ela precisa ter acesso a exames, e laudos que comprovem os reais os motivos em que foi baseada a retirada do recém-nascido da fila de espera e depois ser inserido novamente”, explicou a vereadora do PV.

Adriana Almeida enfatizou que não quer que a criança fure a fila, mas defende que o sistema seja mais claro em relação aos critérios de prioridade na espera por vaga. “Só queremos transparência para sabermos a ordem, não podemos ver os recém nascidos sem chances de viver'', finalizou.

Gratidão – A vereadora Adriana Almeida também manifestou gratidão ao Executivo Municipal pelos trabalhos realizados em várias pastas, como atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), principalmente o Programa de Saúde Bucal e Secretaria Municipal de Obras Públicas. A parlamentar destacou a reforma do consultório  odontológico da Unidade Básica de Saúde da comunidade Jacamim, na região do planalto, além dos trabalhos de terraplanagem e recuperação asfáltica de uma via no bairro Área Verde e da Avenida Tapajós.