segunda-feira, 12 de abril de 2021

NOTAS FRIAS E EXTORSÃO EM ITAITUBA

Chegou à Coluna informações de que no dia 30 de março o Ministério Público do Estado do Pará instaurou Inquérito Civil com objetivo de apurar enriquecimento ilícito de agentes públicos no exercício de mandato no município de Itaituba. Ainda segundo a fonte deste colunista, está na mira da apuração a utilização de notas fiscais frias para desvios de recursos públicos, crimes ambientais e até mesmo extorsão, entre outros.

O procedimento, que ocorre em sigilo, pode resultar em ajuizamento de ação de responsabilidade por ato de improbidade administrativa. O caso chegou a conhecimento do MP do Estado após declínio de atribuição do Ministério Público Federal, que encaminhou ao ente estadual mídia digital contendo vasta documentação de diversas irregularidades que estariam ocorrendo no município de Itaituba, em sua maioria de âmbito administrativo. Ao fiscal da lei do estado do Pará caberá também averiguar relatos de cometimento de crimes por policiais militares.

É certo que as apurações do Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal seguem a todo vapor no sentindo de elucidar com provas cabais os crimes praticados pelos agentes públicos no município de Itaituba. A utilização da máquina pública para atender interesses pessoais, estabelecendo esquema de desvios de recursos públicos visando o enriquecimento ilícito, trará um novo capitulo ao combate a corrupção na Cidade Dourada.