segunda-feira, 12 de abril de 2021

Clima tenso na região de Jacareacanga; garimpeiros e indígenas fecharam a entrada da cidade

 “Ninguém entra, ninguém sai!”

Achegada de uma força tarefa do governo federal para fiscalizar a exploração ilegal de ouro em terras indígenas clima ficou tenso na região de Jacareacanga, no sudoeste do estado do Pará.

Na tarde deste domingo (11) indígenas e garimpeiros fecharam a entrada da cidade de Jacareacanga, em forma de protesto e como forma de tentar impedir a entrada na cidade da Força Tarefa que envolve vários órgãos do governo federal. Em umas das fiscalizações realizadas várias maquinas foram queimadas na região garimpeira do município. Por conta disso parte dos indígenas são contrários à fiscalização.

Áudios que circulam nas redes sociais relatando a chegada da fiscalização na região de Jacareacanga.

E aí rapaziada, boa noite. Os cara vão dormir no cento e oitenta, OK. Pessoal de IBAMA, Força Nacional, galera federal, tá ouvindo aí? Força Nacional, galera federal, no domingo cento e oitenta, OK? Missão com dez da viatura, três puxando reboque com canoa, tá. Molhado trabalha comigo, tava lá dentro, tá. Já me passou”.

Força-Tarefa Nacional – Blog Junior Ribeiro
Chegada da Força Tarefa à comunidade Penedo


Em outro áudio, uma mulher que diz que eles estavam no Garimpo do Penedo.

Eu primeiro porque nós tamo sabendo que eles vão pro rato, aí depois vão pro pro Bom Jardim, aí pa Boca do Cripuri, eles tão saindo daqui do Penedo, né? Eu acho que pra não dar muito enxame e eu acho que eles vão fazer um Acampamento lá na boca do lixão ali por perto, porque eles tão perguntando se aqui tinha posto, o cara, né? O na hora que eles chegaram, eu tava lá no mirim, aí foi na hora que ele disse, cadê os posto daqui que a gente pode parar tudo aí o  mereço nos posto é esses daqui ó, aqui num tem onde que ocê quiser parar você para. Pessoal do CMBio, o pessoal do IBAMA e o Tático.

Segundo informações, pessoas que apóiam os garimpeiros resolveram bloquear a estrada quando souberam que agentes da Polícia Federal estariam chegando na cidade para fecharem os garimpos.

Com informações, correspondente do Blog Junior Ribeiro