segunda-feira, 10 de maio de 2021

COVID-19 / Prefeitura oferece sete pontos fixos de vacinação contra a covid-19 a partir desta segunda-feira, 10

APrefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferece a partir desta segunda-feira, 10, sete pontos fixos de vacinação contra a covid-19. A estratégia tem como objetivo acelerar a imunização da segunda dose e atender os novos grupos de comorbidades que passam a ser atendidos com o avanço da vacinação. Também possibilitará que os imunizantes sejam utilizados sem perda, haja vista que o frasco multidose (de 10 doses) da Oxford/Astrazeneca, por exemplo, tem estabilidade garantida por prazo máximo de 6 horas em temperatura ambiente (até 30ºC).

Os pontos fixos vão funcionar das 9h às 15h (UBS em seus horários normais), de segunda a sexta-feira nos seguintes locais:

 1.     Sest/Senat: Rod. Santarém-Cuiabá, km 5, s/n, Cambuquira;

 2.     3º Batalhão da Polícia Militar: Rod. Santarém-Cuiabá, Nº 211, Caranazal;

3.     UBS São Braz: Rod. Everaldo Martins, nº 343, São Braz – Eixo Forte;

4.     UBS Cipoal: Rod. Santarém-Cuiabá, s/n, Cipoal;

5.     UBS Jacamim: Rod. Santarém-Curuá-Una, Jacamim;

6.     UBS Santíssimo: Rua do Norte, nº 41, Santíssimo;

7.     UBS Fátima: Av. Tapajós, Aldeia; (exclusivo para ribeirinhos)

A população ribeirinha terá a UBS de Fátima como referência para se vacinar.

Em todos os sete pontos, serão oferecidas a 1ª e a 2ª dose. Nesta atual fase, o município de Santarém avança com a vacinação para a população com comorbidades. Sendo que devido a escassez de vacinas, a chamada é feita por grupos.

A partir desta segunda-feira, 10, o novo grupo incluído são pessoas com 59 anos completos que possuam diabetes ou que sejam cardiopatas, ou que possuam Deficiência Permanente com 59 anos completos  e Transplantados.

Já estavam incluídos e prosseguem sendo vacinados: grávidas com comorbidade, puérperas com comorbidade, Síndrome de Down, Paralisia, Autismo, Renais Crônicos em terapia de hemodiálise, pacientes oncológicos e pessoas em situação de rua. Também estão sendo imunizados os quilombolas.

BLOG DO COLARES / ascom/pms