quinta-feira, 6 de maio de 2021

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM EM AÇÃO...

Prefeitura entrega mais de 50 toneladas de kits de alimentação escolar para alunos do Curuá-Una I, II e III...

Autor: Ronnie Dantas

Mesmo na pandemia, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) continua garantindo a alimentação escolar aos alunos da rede municipal. Desde o dia 3 de maio, a distribuição está sendo feita para a região do planalto Curuá-Una I, II e III. Cerca de 53 toneladas de alimentos são destinados aos 6.692 alunos da região. Ao todo, 60 mil alunos da rede municipal das regiões urbana, de rios e planalto receberão os kits.

Diante da pandemia a entrega dos kits garante a segurança alimentar e nutricional dos estudantes da educação básica pública e promove um ‘alívio’ no orçamento familiar. Antes que os alimentos cheguem aos alunos uma grande mobilização é realizada pela Prefeitura. Os alimentos são entregues pela Semed em embalagens fechadas e devidamente sanitizadas respeitando os protocolos de higiene contra a covid-19. Cada escola fica responsável por formar uma equipe e fazer a entrega dos kits aos pais ou responsáveis dos alunos.

De acordo com coordenador do setor de transportes da Semed, Adson Pinto, a entrega ocorre de acordo com o planejamento feito pela equipe técnica. “Dentro do nosso planejamento já finalizamos toda a região de rios e agora estamos focados na região do planalto executando a região da Curuá-Una e logo em seguida vamos fazer a região da BR 163 e Eixo Forte”, explicou Adson.

Ainda segundo o coordenador a previsão é de que na próxima semana as entregas sejam feitas para alunos de escolas da zona urbana e Santarém, finalizando a remessa de entrega dos kits de alimentação escolar.  

A secretária de Educação Maria José Maia salientou sobre as políticas de garantia da alimentação escolar. “São políticas educacionais muito importantes para nossos alunos que apesar de não estarem na escola estão em casa fazendo as atividades remotas que são programadas com muito carinho por nossos professores. Por isso, orientados pelo nosso gestor, prefeito Nélio Aguiar, temos a preocupação em continuar garantindo políticas como essa aos nossos alunos.”

Tanto a região de planalto quanto a urbana e parte da região de rios (Lago Grande e Arapixuna) recebem os mesmos itens de produtos conforme planejamento feito com base no número de alunos e de acordo com o quantitativo de itens disponibilizados de produtos industrializados para composição dos kits.

O kit alimentação contém:

01 kg de açúcar;

01 kg de arroz;

01 pct biscoito salgado cream cracker;

01 chocolate em pó 200g;

01 pct milho flocado 500g;

01 kg feijão;

01 lt leite de côco;

02 pct leite em pó integral;

Macarrão 500g;

01 kg Carne bovina moída.