sexta-feira, 28 de maio de 2021

SANTARÉM ALAGADA...

 

Defesa Civil nacional reconhece situação de emergência em Santarém


A Defesa Civil Nacional reconheceu nesta quinta-feira, 27, através de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a situação de emergência em 14 cidades brasileiras por conta de desastres naturais. Os municípios estão localizados nos estados do Amazonas, Pará, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Aqui na Região Norte a motivação que levou à situação de emergência ocorreu por conta das inundações causadas pelas cheias dos rios. Três cidades obtiveram o reconhecimento federal: Careiro da Várzea e Manacapuru, no Amazonas, e Santarém, no Pará.

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de portaria no DOU, o estado ou município pode solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Sedec avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

No Sul, os reconhecimentos federais tiveram como causa a estiagem. Estão nessa situação quatro cidades de Santa Catarina: São José do Cedro, São Miguel da Boavista, Saltinho e Tigrinhos.

A estiagem também foi a causa do reconhecimento de situação de emergência em seis cidades do Nordeste. São elas: Ibotirama, Ilhéus e Teofilândia, na Bahia, e Caicó, Itaú e Santa Maria, no Rio Grande do Norte. Por outro lado, na cidade pernambucana de Garanhuns, o reconhecimento federal teve como motivo as chuvas intensas.

RG 15 / O Impacto com informações da Defesa Civil Nacional