terça-feira, 29 de junho de 2021

CME da Aces homenageará poeta e músico com a Medalha Mérito Cultural

 Evento acontece nesta quarta-feira, dia 30, Auditório Mário Mendes Coimbra/Aces

...
 Homenageados receberão a Medalha Mérito Cultural        “Maestro Wilson Dias da Fonseca”

Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (CME da Aces) realiza nesta quarta-feira (30/06), às 19 horas, a entrega da Medalha Mérito Cultural “Maestro Wilson Dias da Fonseca” aos ícones culturais:

José Marinho Batista – músico, conhecido artisticamente como Zé Batista, nasceu na Vila Piraquara, região Lago Grande. Aos 13 anos de idade foi convidado pelo músico Manduca Feitor, morador do Lago Grande, para estudar música na Escola de Música do professor José Barbosa, onde residiu até os 22 anos. Tornou-se professor das técnicas musicais, tendo como alunos os músicos Odilson Matos e Jorge Macião. Com uma carreira expressiva nos grupos musicais de Santarém (Banda Tapajoara, Os VIP’S, Banda Sirotheau, Banda do 8º BEC e Laurimar e seu Conjunto) José Marinho é membro fundador da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho e faz parte da Academia de Letras e Artes de Santarém-Alas, ocupando a cadeira de nº 7.

Neucivaldo dos Santos Moreira – é um poeta santareno nascido no dia 5 de fevereiro de 1968. Formado em Letras pela Universidade Luterana do Brasil – Canoas, e pós-graduado em Administração e Planejamento para Docentes pelo Instituto Luterano de Ensino Superior – Canoas e em Marketing pela Universidade Estadual da Paraíba, além de ser consultor imobiliário. Trabalhou nos principais veículos de comunicação de Santarém por mais de 20 anos e foi professor universitário por mais de uma década. Há mais de dez anos é servidor público estadual na área da educação. Sempre esteve envolvido com os movimentos culturais da pérola do Tapajós: Santarém. É membro da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), em que ocupa a cadeira 36, patrocinada pela professora Sofia Imbiriba.
Livros publicados: Eu, profundo (1998); Enquanto as nuvens passavam (2000); Foto Poema – A imagem que não foi revelada. O poema que não foi escrito (2013); Só para dizer que te amo – Poemas (2017); Poemas de rua (2019); Primeiro Encontro – poesia santarena – (2020); Segundo Encontro – poesia santarena - (2021).
A entrega da Medalha Mérito Cultural iniciou em 2001, dentro da programação da Mostra Cultural realizada pelo CME da Aces, tendo a primeira edição organizada pela empresária e ex-presidente do Conselho, Sônia Ramalheiro. O primeiro homenageado foi o músico Sebastião Tapajós, com o título de Mérito Cultural da Música. Aproximadamente 25 personalidades e instituições culturais já foram enaltecidas com esta honraria, que tem como objetivo prestigiar e incentivar a cultura tapajônica.

Por: Keliane Sousa/ DRT 0002792/PA



Fonte: Portal Santarém