segunda-feira, 21 de junho de 2021

Em dois dias mais de 10 mil pessoas são vacinadas contra covid-19 em Santarém

 

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aplicou 10.297 doses de vacinas contra a covid-19 em apenas 14 horas. Foram oito horas de trabalhos na sexta-feira, (18) e mais seis horas de imunização no sábado (19).

Na sexta-feira, foram aplicadas 7.130 e sábado foram 3.167 doses. Foram imunizados pessoas da faixa etária de 40 anos ou +  em  seis pontos de referência para vacinação e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

“Para vacinar, basta ter vacina. Nossos profissionais estão sendo incansáveis no combate à essa pandemia. Passamos de um ano e eles continuam incansáveis. Mas, alertamos que a população deve sempre ficar atenta à segunda dose e não deixar de tomá-la. Também deve respeitar o uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel mesmo tendo sido vacinado. Juntos vamos vencer essa pandemia”, alerta Vânia Portela, secretária municipal de Saúde.

O prefeito Nélio Aguiar informa que a gestão municipal não está medindo esforços para vacinar toda a população santarena com o objetivo de zerar os números de casos, óbitos e que a cidade volte à normalidade. Recentemente, o prefeito conseguiu quase seis mil doses da vacina do laboratório Pfizer/Biontech, que exige maiores cuidados na sua utilização, haja vista a temperatura de armazenamento.

“Temos feito grande pressão nos governos estadual e federal para recebermos mais vacina. Já fizemos até pedido indireto ao presidente dos Estados Unidos para que doe seu excedente de doses ao Brasil para que, dessa forma, possamos ser beneficiados. Conseguimos recentemente quase seis mil doses da Pfizer que não viria para Santarém, mas provamos que poderíamos utilizá-la obedecendo a todos as exigências necessárias”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

A imunização retorna na segunda-feira (21) com uma programação especial.  As pessoas que irão se vacinar devem levar CPF, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação.

Por Diene Moura

RG15/O Impacto com Agência Santarém