quarta-feira, 14 de julho de 2021

Comunidades quilombolas do Pará instalam redes de internet com suporte da Ecam Projetos Sociais

 Redes de fibra ótica foram instaladas para garantir acesso efetivo à internet

...
 As comunidades podem ter acesso a informação e serviços essenciais

As comunidades quilombolas do Ramal Baixo Caeté (São José/Zeca), Pirassucaua, Samauma, África, Laranjituba e Ramal Moju Miri (Laranjituba Centro), localizadas no estado do Pará, agora contam com redes de internet de fibra ótica. A instalação, que foi possível por meio de doações da Ecam Projetos Sociais, contemplou cerca de 110 famílias que agora podem se conectar e realizar atividades online. A comunidade chegou a adquirir um serviço por satélite, mas o sinal não atendia as necessidades mais básicas, como enviar uma mensagem via WhatsApp.
Além das comunidades quilombolas, outros três pontos receberam internet gratuita: a sede do Conselho Escolar da comunidade África, o Espaço Cultural Filhos do Quilombo e a sede da AQUIBAC (Associação Quilombola do Baixo Caeté África e Laranjituba), garantindo o atendimento a outros mais 500 quilombolas de outras comunidades.
Antes da instalação, muitos alunos estavam com dificuldades de estudar, já que as escolas estão fechadas devido a pandemia da Covid-19 e muitas escolas aderiram à modalidade a distância. Agora, a situação está bem diferente. Os estudantes, seja do Ensino Fundamental, Médio e Superior, conseguem acessar os conteúdos, entregar trabalhos e fazer provas. Antes da instalação, os alunos precisavam se deslocar para conseguir desempenhar suas atividades, o que acarretava custos, gasto de tempo e, principalmente, exposição a riscos de contaminação pela Covid-19.
FONTE> AGENCIA PARÁ E BLOG DO COLARES