quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Expedição do navio-hospital Abaré atenderá 75 comunidades na região do Tapajós em agosto

 

 — Foto: Ascom/Projeto Saúde e Alegria

Expedição do navio-Hospital Abaré atenderá 75 comunidades na região do Tapajós em agosto
Moradores de 75 comunidades da região do Tapajós em Santarém, Aveiro e Belterra, no oeste do Pará, receberão ações de saúde através da expedição do navio-hospital-escola Abaré. Os atendimento serão realizados entre os dias 10 a 28 de agosto.
Serão oferecidos serviços de atenção básica à saúde, como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, vacinação, coleta para exame de PCCU, testes rápidos de Covid-19, HIV, sífilis e hepatites, exames de laboratório – bioquímicos e hematológicos – e dispensação de medicamentos.
Haverá também realização de exames de ultrassonografia em algumas comunidades de Santarém, com a utilização de um aparelho portátil.
Essa etapa de atendimento também contará com a parceria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com a participação de professores de diferentes especialidades (médicos, fonoaudiólogos e odontólogos) e estudantes do 6º ano de Medicina, que deverão integrar a equipe do Abaré nessa expedição, juntamente com as secretarias de Saúde dos três municípios.
Outra novidade nessa viagem é a parceria com o projeto Semear Sorriso, que doou 500 kits com escova de dente e creme dental para serem distribuídos às crianças das comunidades em ação de prevenção à saúde bucal.
O consultório odontológico vai atender em duas etapas. Na primeira, até o dia 19, contará com equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém. Nos dias seguintes, vai atuar uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), também parceira na ação.