segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Jornada Oftalmológica leva consultas clínicas para população ribeirinha no Rio Arapiuns

 A iniciativa é do Projeto Amazone-se com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa).

As comunidades de São Miguel e Anã, localizadas na região do Rio Arapiuns, receberam a equipe da Jornada Oftalmológica. A iniciativa do Projeto Amazone-se com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, entre os dias 24 e 28 de agosto, cerca de 300 atendimentos e doação de óculos.

“A gente abraça a ação com muito carinho. A maioria da população não tem condições de ir a Santarém, pagar passagens, fazer exames e receber um óculos. Agradecemos a iniciativa que beneficia toda a comunidade que está feliz em poder receber toda equipe e ser beneficiada”, destacou Ailson Godinho, Presidente da comunidade de Anã.

Sem fins lucrativos, o Projeto Amazone-se reúne comunidades e agentes de transformação que desenvolvem atividades sociais e que no contexto da pandemia se dedicam a levar atendimentos de saúde para a população ribeirinha. “Era o que a gente poderia trazer e a gente viu que há um desejo muito grande dessas comunidades por acesso a consultas com oftalmologista e com odonto também. E dentro desse sonho que a gente construiu juntos, vamos buscando parcerias. Com o apoio da Associação Médicos da Floresta vamos fazendo o atendimento clínico, proporcionando a entrega de óculos para quem precisa e construindo um próximo passo que, em outro momento, seria vir até essas comunidades com uma ação para atendimentos cirúrgicos”, disse Daniele Serra, representante do Projeto Amazone-se.

Parceiros da jornada, a Associação Médicos da Floresta também visitou a região. A Organização Não Governamental já esteve em diversos estados realizando atendimentos oftalmológicos, tanto clínico quanto cirúrgico, para mais de 40 mil pessoas.  

“A gente se depara com uma realidade difícil. As distâncias são muito grandes e o acesso a saúde especializada como a oftalmologia é difícil e nos sentimos privilegiados em ajudar. Juntamos um grupo para tentar levar saúde de uma maneira geral, com oftalmologia também e temos feito um trabalho de atendimento, com a prescrição de óculos, levando mais qualidade de vida aos comunitários”, ressaltou o médico Takashi Nakano.

A realização da jornada é mais uma conquista alcançada com apoio dos parceiros que beneficiam a população. “A Secretaria de Saúde com o objetivo de proporcionar maior atenção à saúde ribeirinha, tem buscado apoiar e fazer parcerias. A ação de oftalmologia na região do Arapiuns é mais uma dessas parcerias para trazer diagnósticos para a população e então traçar soluções para essas pessoas que moram distante do centro urbano possam ter acesso aos atendimentos médicos que necessitam”, concluiu Irlaine Figueira, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária em Saúde (NAPS).

Confira mais fotos da ação:

Ascom PMS