terça-feira, 3 de agosto de 2021

Projeto Orla: rampa de acesso é incluída para facilitar mobilidade e atividades comerciais

 PREFEITO NÉLIO EM AÇÃO...

As obras do Projeto Orla estão com 98,15% de execução e já entram na fase de conclusão. A obra é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que está reestruturando e urbanizando a frente da cidade. E para garantir maior segurança e acessibilidade, a gestão fez uma adequação ao projeto e incluiu a implantação de uma rampa de acesso ao rio Tapajós com extensão de 45mx13m. O novo equipamento vai facilitar o tráfego de pessoas no local.

O prefeito Nélio Aguiar salientou sobre a obra que vai garantir infraestrutura a altura de toda a beleza e potencial turístico que o município possui. “Estamos atendendo um antigo pedido de rampa pública para acesso dos pescadores e população em geral, por isso incluímos esta rampa no projeto para facilitar o acesso ao rio Tapajós. Também continuamos dando andamento ao projeto de urbanização. Nossas equipes estão atuando agora na colocação dos ladrilhos e finalização dos quiosques para posterior instalação do guarda corpo, iluminação e ciclofaixa. A orla mais bonita da Amazônia será a orla de Santarém”, destacou Nélio.

Projeto Orla x Projeto de Ampliação e de Urbanização

A requalificação da orla atua com dois projetos executados pela atual gestão municipal: o Projeto Orla que consiste na implantação de 6 píeres com flutuantes para atracação de embarcações, construção de 1.640 metros de muro de contenção e de duas casas de bombas; e o Projeto de Ampliação e Urbanização do espaço, que consiste no ‘embelezamento’ da área com a colocação de ladrilho em todos os 1.600 metros de extensão, parte elétrica, quiosques, bancos e abrigos, postes de iluminação em LED, lixeiras, guarda-corpo, pintura e jardinagem.

Os projetos, que já operam com amplitude de execução, estão transformando a frente da cidade, melhorando a trafegabilidade, ordenando a atracação de embarcações e facilitando o tráfego, especialmente dos moradores de comunidades ribeirinhas que chegam a Santarém. Além disso, também vai estender o espaço de lazer e contemplação, que brevemente estará concluído.

Ascom PMS/ Blog do Colares